PUBLICIDADE

Coligação de Blairo em Sinop pode ter 4 candidatos a deputado estadual e 3 federal

PUBLICIDADE

Se o PPS fechar acordo com o PMDB, como está sendo conversando, a coligação do governador Blairo Magi ficaria com 4 candidatos a deputados estadual em Sinop. A mais recente pré-candidatura é do ex-secretário de Esportes Baiano Filho (PPS). Dilceu Dal Bosco (PFL), Gilson de Oliveira (PP) e Juarez Costa (PMDB) já reafirmaram que pretendem disputar vagas na Assembléia Legislativa. Embora as defnições só ocorram até dia 3 quando saírem as convenções, o alto número de candidaturas está preocupando os próprios aliados do governador. No final de semana, lideranças do PPS de Sinop reuniram-se com Baiano e o ex-secretário estadual da Casa Civil Luiz Pagot e este foi o assunto mais debatido. A coligação pró-Blairo já está fechada com PPS, PFL, PP, PTB, PV e o PMDB passa a ser a bola da vez.

O vereador Waldemar Junior (PPS) disse que a coligação deve ter, no máximo dois candidatos a estadual e criticou a forma com que o seu partido definiu a pré-candidatura de Baiano. “O fato do ex-secretário Pagot vir a Sinop dizer que Baiano é candidato vem atrapalhar o processo eleitoral. Isso divide os votos. Reconheço que Baiano tem condições de se eleger mas, na minha opinião, ele errou ao não assumir a candidatura antes e perdeu espaço”, afirmou Waldemar, ao Só Notícias.
“Alguém tem que abrir mão. As vaidades pessoais devem ser deixadas de lado e quem tem melhores chances pleitear vagas deve disputar”, emendou.

O presidente do diretório do PPS, vereador Mauro Garcia, defendeu consenso entre os pré-candidatos. Ele manifestou-se preocupado pelo fato de haver divisão de votos.
” Sinop precisa de ter pelo menos dois deputados. Acho que os três pré-candidatos devem sentar e avaliar o que possível avançar no entendimento e alguém abrir mão”, afirmou, sem mencionar nomes. Cauteloso nas colocações, Mauro diz que “daqui até o dia 30 (prazo final para os partidos fazerem coligações) muita coisa pode mudar”.

O vice-presidente da Câmara de Sinop, Gilson de Oliveira (PP) disse hoje, ao Só Notícias, que mantém sua pré-candidatura a deputado estadual. “Acho que este é um momento oportuno para pleitear uma vaga na Assembléia Legislativa e temos conversado com lideranças do nosso partido, que está na base de coligação do governador, em busca de fortalecimento partidário para esta disputa”, disse o vereador.

Juarez Costa (PMDB) já reiterou diversas vezes que pretende ser candidato e tem feito diversos contatos com lideranças do partido e na região.

Federal
O PPS de Sinop vai lançar o ex-vereador Ivanildo do Camping Clube a deputado federal. Ele oficializou, nesta segunda-feira à tarde, sua intenção de disputar uma vaga na Câmara dos Deputados. Ivanildo disse ao Só Notícias que conversou com a cúpula do partido e decidiu entrar na disputa. “Sondagens internas apontam que há um grande número de indecisos. Estamos em uma cidade pólo com forte potencial eleitoral e vamos disputar a vaga na Câmara dos Deputados”, confirmou o ex-vereador. “Conversei com o governador Blairo Maggi e manifestei minha intenção de ser candidato a federal. Até agora o partido do governador não tinha um candidato e minha pré-candidatura nasce de forma natural”, afirmou.

Com a entrada de Ivanildo, a futura coligação de Blairo em Sinop passa a ter 3 pré-candidaturas a deputado federal: do deputado Ricarte de Freitas Junior (PTB), do empresário Paulo Fiúza (PV) e de Ivanildo (PPS).

A Comarca de Sinop tem mais de 80 mil eleitores. Na eleição de 2002, o deputado federal Ricarte de Freitas Junior fez uma expressiva votação – a maior que ele obteve até agora- graças ao apoio recebido do prefeito Nilson Leitão (que dois anos depois acabou reeleito). O mesmo aconteceu com Dilceu Dal Bosco que saiu de Sinop praticamente eleito. O excesso no número de candidaturas poderá, ao invés de fortalecer políticamente a maior cidade do Nortão, perder força e espaço no cenário estadual.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Projeto do voto impresso nas eleições avança na Câmara; 4 deputados de MT favoráveis

A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara aprovou...

Ministro anuncia R$ 140 milhões para a agricultura familiar em Mato Grosso

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, fará...

Senador mato-grossense propõe semana para incentivar educação cidadã

O senador Jayme Campos (União-MT) apresentou um projeto de...

Juíza nega pedido e mantém diplomação do prefeito eleito de Sorriso

A juíza Emanuelle Navarro Mano negou, esta tarde, pedido...
PUBLICIDADE