PUBLICIDADE

Câmara Sinop vota hoje projetos prevenindo obsedidade infantil e propaganda de bebida

PUBLICIDADE

Os vereadores de Sinop devem votar novamente hoje (29) o projeto que obriga a divulgação em cartazes, a proibição da venda de bebidas alcoólicas para crianças e adolescentes. A proposta elaborada pelo vereador Gilson de Oliveira (PP), vice-presidente, foi votada, pela primeira vez, na sessão passada, dia 15, e agora volta para pauta para segunda votação.

Os vereadores também devem votar outro projeto de lei, uma emenda aditiva, cinco indicações e três pareceres. Apenas um projeto deve ser encaminhado as comissões para ser analisado. A sessão terá início às 20 horas, no plenário.

Obesidade
O projeto que institui em Sinop a Semana Municipal de Combate a Obesidade Infantil deve ser votado pelos vereadores na sessão hoje. A proposta criada pela vereadora Cleuza Navarini (PTB) tem o objetivo de orientar a população sobre os males, as causas e as formas de prevenção e tratamento da obesidade infantil.

Para a medicina, o excesso de peso em crianças e adolescentes é considerado um problema grave de saúde. “A obesidade pode causar uma série de doenças como hipertensão, aumento do colesterol, entupimento de artérias, problemas articulares como dores nos joelhos, pés e coluna, enfim, é um problema que gera uma série de complicações”, explicou o pediatra Tancredo Franzini Picin.

É justamente evitar esses problemas e, principalmente instruir os pais, que Cleuza Navarini decidiu apresentar o projeto. “Temos que prevenir os pais que a comida não deve ser vista como compensação de algo e que gordura não é saúde a partir de uma certa idade”, ressaltou. “Além das complicações com a saúde temos ainda os problemas com a sociedade que discrimina o gordo, assim com o discrimina o deficiente, o negro, por exemplo. Infelizmente temos uma sociedade que cobra e a criança sofre com isso”, assinalou.

Além do combate a obesidade, a parlamentar também apresentou um projeto – que será encaminhado às comissões – que institui nas escolas municipais o ensino de noções básicas sobre os Direitos da Criança e do Adolescente. Conforme a proposta, os ensinamentos serão aplicados para alunos a partir da 5ª série do ensino fundamental.

Segundo Cleuza Navarini, o objetivo é orientar crianças e adolescentes sobre seus direitos e deveres. “A criança deve ser informada, pois ela não é tão inocente que não aprenda algo, nossas crianças hoje são muito inteligentes e absorvem com uma facilidade aquilo que lhe é repassado”, observou. “Então, ela tem que ser instruída para que, caso algum dia sofra algum tipo de agressão, que viole seus direitos, saiba a quem recorrer, onde ir buscar ajuda”, salientou.

Além dos projetos, os vereadores também devem votar outro projeto de lei, uma emenda aditiva, cinco indicações e três pareceres. A sessão terá início às 20 horas, no plenário.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Novo município no Nortão enfrenta dificuldades no 1º ano

Boa Esperança do Norte, o município mais jovem de...

Prefeito de Peixoto de Azevedo amplia horário de funcionamento de órgãos municipais

O prefeito Nilmar Paulistinha (União), de Peixoto de Azevedo,...

Mais de 5,3 mil indígenas são beneficiados pelo programa SER Família em Mato Grosso

Famílias indígenas de diversas etnias de Mato Grosso estão...

Governo Federal atualiza valor de imposto para microempreendedores individuais

O valor do imposto de arrecadação do Simples Nacional...
PUBLICIDADE