Os representantes dos municípios de Terra Nova do Norte, Alta Floresta, Sinop, Itaúba, Marcelândia, Guarantã do Norte, Peixoto de Azevedo, Nova Canaã, Colíder e Nova Santa Helena, se reuniram esta semana em Terra Nova do Norte para discutir as cadeias produtivas da região e a formação do consórcio de Desenvolvimento Regional.
Em Terra Nova já foi criada a Fundação Intermunicipal de Educação Superior (Fesun), uma entidade que desenvolve atividades de fomento regional. O presidente da AMM, José Aparecido dos Santos, Cidinho, explicou que o diagnóstico de identificação de cadeias produtivas regionais já é realizado em Mato Grosso através de uma parceria entre o Banco do Brasil, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional (Seder) e a AMM.
Cidinho frisou que o diagnóstico é um mecanismo de identificação das atividades de vocação regional, que aponta também as dificuldades existentes nos municípios para desenvolver o seu potencial econômico. O coordenador de Desenvolvimento Econômico da AMM, Farid Tenório, explicou que diante da existência da Fundação Intermunicipal de Educação Superior, a meta agora é criar uma estrutura de avaliação dos trabalhos que vêm sendo executados e fazer com que a entidade se torne também uma fonte articuladora do desenvolvimento regional, fomentando as cadeias produtivas dos municípios. Segundo ele, ficou definido que alguns técnicos municipais vão realizar o trabalho na região, iniciando pelo diagnóstico regional.