Os vereadores aprovaram na sessão dessa segunda-feira (22) todas as matérias em pauta. Entre elas um veto, um projeto de lei (em primeira votação), outro complementar, do Poder Executivo, que entrou extra-pauta, um requerimento, uma moção de aplauso, uma moção de apelo, oito indicações, além de três pareceres.
O único projeto encaminhado as comissões foi o que trata sobre a criação da Semana de Orientação e Prevenção da Gravidez na Adolescência, do vereador Valdemar Júnior (PPS). A proposta foi encaminhada as comissões de Justiça e Redação, Saúde e Direitos Humanos para ser analisada. A semana será realizada na terceira semana do mês de setembro.
O projeto foi apresentado, segundo Valdemar Júnior, devido ao grande índice de adolescentes com menos de 19 anos grávidas em Sinop. De acordo com a Secretaria de Saúde, este ano, 27 meninas com idade entre 10 e 14 anos, fazem o pré-natal na rede pública de saúde no município. Números que são bem maiores em adolescentes entre 15 e 19 anos que chegam a 1279 garotas gestantes.
Os parlamentares aprovaram ainda a indicação dos vereadores Chicão do Varejão (PFL), Sinéia Abreu (PSDB), Gilson de Oliveira (PP), vice-presidente, e Tião da São Camilo (PMDB), que pediram a urbanização da praça P-9, localizada no cruzamento das avenidas Sibipirunas e Jatobás, no bairro Jardim Jacarandás.