O PFL indicou o senador José Jorge (PE) como o pré-candidato a vice-presidente da República que vai compor chapa com o candidato tucano, o ex-governador Geraldo Alckmin. A decisão precisa ser referendada em convenção nacional de junho.
Jorge venceu a consulta com 51 votos contra os 45 recebidos pelo senador Agripino Maia (RN). Votaram ao todo 96 integrantes do PFL, entre deputados, senadores, governadores, prefeitos de capitais e membros da Executiva sem mandato eletivo.
Em uma consulta anterior, o vencedor havia sido o presidente nacional do PFL, senador Jorge Bornhausen (SC), com 70 votos, que rejeitou a indicação. Nessa apuração, Jorge havia recebido 55 votos contra 43 de Maia.
A vitória de Jorge reforça o grupo de Bornhausen, que apoiou sua candidatura. O maior entusiasta da indicação de Agripino era o senador Antonio Carlos Magalhães (BA).
Além do apoio de Bornhausen, também contou a favor de Jorge o tamanho do seu colégio eleitoral: 5,7 milhões. O colégio de Agripino é estimado em 2 milhões de eleitores.
Jorge foi eleito em 1998 para o Senado Federal, em uma mandato que interrompeu para assumir o Ministério das Minas e Energia em 2001, ainda no governo Fernando Henrique Cardoso. Tem formação em Engenharia e Economia. Sua carreira política foi feita principalmente no Legislativo, mas com passagens por secretarias estaduais de Pernambuco e pelo governo federal. Foi presidente nacional do PFL em 1996-1997.