PUBLICIDADE

‘Dia D’: produtores esperam resposta de Lula hoje

PUBLICIDADE

Hoje pode ser o “Dia D” para os produtores rurais que deflagraram há quase um mês, o movimento “Grito do Ipiranga”. Uma audiência de governadores de 12 Estados, com o presidente Lula será realizada. Eles entregarão um documento com reivindicações para amenizar a falta de renda de produtores agrícolas. Os produtores buscam alternativas para minimizar perdas no campo e reativar a economia.

O cenário de câmbio valorizado e altos custos de produção tem causado o endividamento no setor e limitado receita para nova safra. Os produtores estão com os custos cartelizados e as receitas globalizadas. Este é o tom do discurso de líderes políticos ligado ao agronegócio e de produtores rurais.

Em Mato Grosso, foi decretada moratória branca e há quase 30 dias os bancos não recebem dívidas agrícolas e nem propostas de custeio. Qualquer operação para a próxima safra foi suspensa enquanto os produtores aguardam as mudanças na política agrícola.

Os bloqueios de cargas, que na semana passada tumultuaram Mato Grosso e causaram impacto significativo na redução de exportação, deve ser intensificado. Na região Norte, já há falta de combustível. As prefeituras, sem óleo diesel, tiveram que suspender vários serviços e priorizam coleta de lixo, ambulância e transporte escolar.

Os produtores deixaram claro que não querem seja tomadas mais medidas paliativas. “Vamos continuar até que o governo apresente medidas concretas para solucionar os problemas”, afirmou um deles.

Na última sexta-feira, o governo anunciou a liberação de R$ 1 bilhão para garantir preços mínimos para a soja. Esse mecanismo, segundo explicou o ministro, servirá como uma espécie de subvenção diferenciada por Estado a fim de que o produtor tenha uma renda mínima garantida. As outras 12 reivindicações apresentadas, deverão ter uma resposta no próximo dia 25, quando o ministério vai lançar o Plano Safra.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Novo município no Nortão enfrenta dificuldades no 1º ano

Boa Esperança do Norte, o município mais jovem de...

Prefeito de Peixoto de Azevedo amplia horário de funcionamento de órgãos municipais

O prefeito Nilmar Paulistinha (União), de Peixoto de Azevedo,...

Mais de 5,3 mil indígenas são beneficiados pelo programa SER Família em Mato Grosso

Famílias indígenas de diversas etnias de Mato Grosso estão...

Governo Federal atualiza valor de imposto para microempreendedores individuais

O valor do imposto de arrecadação do Simples Nacional...
PUBLICIDADE