O tucano Geraldo Alckmin está 9% atrás do presidente Lula nas intenções de votos dos eleitores de Mato Grosso. Se a eleição fosse hoje, Lula teria 33% e, Alckmin, 24%. O resultado foi apontado pelo instituto Gazeta Dados, que ouviu eleitores em 57 municípios. entre os dias 5 e 7 deste mês. Anthony Garotinho ( PMDB) aparece em terceiro com 15%. A senadora Heloísa Helena (PSOL) tem 5% e, Roberto Freire (PPS) tem 1%. De acordo com o Gazeta Dados, 8% dos eleitores preferem anulariam o voto se as opções fossem estes candidatos.
Na eleição passada, a disputa entre os candidatos petista e tucano foi, de certa foram, equilibrada. Lula teve, no segundo turno, 54% dos votos contra 46% de José Serra.
O resultado em Mato Grosso, por exemplo, é inverso de São Paulo, onde oex-governador Geraldo Alckmin mantém a liderança pela corrida à presidência em São Paulo, porém sua vantagem em relação ao petista Lula cai pela metade (era 18 pontos percentuais e agora fica em 9). As intenções de voto de Alckmin são de 42% contra 33% de Lula, 4% de Garotinho, 3% de Heloísa Helena, 2% de Enéas e 1% de Roberto Freire. Brancos e nulos somam 9% e não souberam ou não opinaram, 5%.