Em clima de campanha eleitoral, o governador Blairo Maggi fez discursos inflamados, hoje, no Nortão, criticando a política econômica do governo Lula, que tem levado à falência milhares de produtores rurais que não conseguem ter renda em suas fazendas nem para pagar os custos de produção.
Blairo (maior produtor de soja do mundo) visitou cidades na região Sul e esteve em Sorriso e Lucas do Rio Verde. O governador, que no início do Grito do Ipiranga, não mostrou-se entusiasmado com o movimento, acabou sendo cobrado por produtores, em audiência, há poucos dias, em Cuiabá, e hoje resolveu sair do palácio e manifestar apoio aos produtores.
Em Sorriso, ele falou sobre a crise do agronegócio, que atinge toda a economia de Mato Grosso, confirmando que estará participando da audiência, na segunda-feira, com o presidente Lula, cobrando mudanças na política cambial e fiscal para que soja, milho, arroz e algodão volte a ter preços em patamares que sejam suficientes para os produtores não terem prejuízos. Blairo disse aos produtores que é contra violência, tanto por parte dos manifestantes como por parte da polícia. “Já orientei todos os comandantes da Polícia Militar do Estado para que não ajam com violência”, observou.