Depois do adiamento, devido a uma viagem à Itália, a vinda da Ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, está confirmada. No dia vinte e três de maio a Ministra estará em Lucas do Rio Verde para a assinatura simbólica dos projetos PADEQ. O ato será na Câmara dos Vereadores, às 14 horas. Em seguida haverá uma entrevista coletiva na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Lucas do Rio Verde, proponente de dois dos sete projetos aprovados pelo PADEQ.
O Programa de Alternativas ao Desmatamento e Queimadas, PADEQ, do Ministério do Meio Ambiente, aprovou sete projetos que alcançam dez municípios de Mato Grosso no eixo da BR 163. Ao todo são R$ 2,1 milhões que serão investidos na agricultura familiar, conservação da mata ciliar, apicultura e plantas medicinais. O prazo de execução é de três anos.
O projeto Beija-Flor, um dos aprovados delo PADEQ foi proposto pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Lucas do Rio Verde e será executado nos três Projetos de Assentamento da Gleba Ribeirão Grande, em Nova Mutum. Serão construídos viveiros para 30 mil mudas de espécies nativas medicinais e frutíferas, 280 caixas de apicultura e meliponicultura. Consta ainda no projeto a criação de frango caipira. O projeto é resultado da participação da comunidade nos cursos locais, facilitados pela monitora Iolanda Dambros do projeto Proteger do GTA.
O STRLRV conseguiu aprovação de mais um projeto que formará uma rede de temática socioambiental no eixo da BR 163 e na Bacia do Xingu, em MT. O objetivo da “Rede Xingu-BR 163”, que tem como parceiro o Instituto Socioambiental (ISA), é o desenvolvimento do potencial de atendimento das entidades às necessidades dos beneficiários. O ISA e o STRLRV irão prestar assessoria contábil e administrativa através de oficinas e capacitações para a gestão dos projetos do PADEQ.