A Câmara Municipal de Sorriso realizou ontem a 13ª sessão ordinária do ano com novidade. Pela primeira vez a Casa de Leis utilizou um painel eletrônico de votação.
O equipamento, que tem como metas dar mais agilidade ao processo e facilitar ao público o acompanhamento da sessão, está instalado na parede acima da Mesa Diretora e chama a atenção de quem chega ao Plenário Aureliano Pereira da Silva.
No painel, constam os nomes dos nove parlamentares e seus respectivos partidos. Também tem espaços para votar “sim”, “não” ou “abstenção”, o total de votos, a hora certa e um cronômetro digital para registrar o tempo de um discurso ou pronunciamento parlamentar.
Durante a votação em aberto, vai aparecer as letras S, N e A.
Antes da sessão, os vereadores registraram as impressões digitais que serão utilizadas como senha. Em cada mesa foi instalado um terminal.
Além disso, o painel garante mais controle das atividades no plenário, inclusive os pronunciamentos. É que uma campainha conta o tempo da fala dos vereadores em forma decrescente.
A inovação também irá facilitar os trabalhos da Coordenadoria de Serviços Legislativos, já que toda a pauta será armazenada num banco de dados.
O processo de compra e instalação do equipamento foi acompanhado pelo presidente da Câmara, vereador Jaburu (PPS). “Para nós, significa um avanço. Todo o procedimento é ágil, seguro e eficaz”, ressalta o parlamentar, acrescentando que o painel será de multiuso. “O telão poderá ser utilizado em teleconferências”.
A Câmara de Sorriso é o primeiro parlamento da região a adotar o sistema.