O ex-governador do Rio de Janeiro e virtual candidato do PMDB à presidência da República, Anthony Garotinho, defendeu ontem a quebra de patentes de insumos agrícolas como instrumento para melhorar a competitividade e a renda dos agricultores brasileiros. Garotinho discursou para uma platéia formada por cerca de 300 produtores e empresários que participam da Agrishow Cerrado, em Rondonópolis. A feira é o maior evento de agronegócio da região Centro Oeste e tem este ano uma programação fortemente direcionada à reflexão sobre a crise que atinge o setor.
“O País precisa de um presidente que tenha coragem para quebrar patentes e fazer genéricos de insumos agrícolas. Isso já foi feito no caso dos remédios, mas acho que o mais inteligente é estimular a produção de alimentos. Assim, o povo terá mais saúde e inclusive não precisará de tantos remédios”, disse Garotinho.
Segundo o ex-governador fluminense, os custos cobrados pelas multinacionais que fabricam vários insumos essenciais para a agricultura são exorbitantes, o que aumenta o custo de produção e compromete o desempenho do setor no país.
“É claro que os produtores desses insumos são poderosos. Mas o povo brasileiro também é. Unidos poderemos vencê-los”, disse Garotinho sobre uma eventual reação das multinacionais.
Política econômica
Ainda falando sobre a crise na Agricultura, Anthony Garotinho não poupou críticas à política econômica do Governo Federal. À exemplo de Geraldo Alckmin (PSDB), que esteve na Agrishow Cerrado na terça-feira (18), Garotinho apontou o Governo Federal como pivô dos problemas enfrentados no campo.
“A equipe econômica do Governo Federal age como se fosse formada por iluminados e o resultado é que no ano passado o crescimento do Brasil só foi maior que o do Haiti. Queremos menos juros, menos impostos e mais crédito. Essa receita já foi adotada com sucesso em países como o Chile, a Alemanha, a Inglaterra e a China”, defendeu.
Além de muitos aplausos do público, Garotinho recebeu das mãos do presidente da Federação da Agricultura de Mato Grosso-FAMATO, Homero Pereira, um documento contendo as principais reivindicações dos produtores do Estado.
Após a participação na Agrishow Cerrado, Anthony Garotinho seguiu para o distrito de Vila Operária, também em Rondonópolis, onde participou de atividades políticas organizadas pelo diretório municipal do PMDB.