Autoridades de todo o Nortão entregaram ontem, ao candidato tucano à presidência e ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, em Cuiabá, uma pauta com sugestões e medidas que trarão benefícios aos municípios mato-grossenses. O vice-prefeito de Sorriso, Luiz Carlos Nardi (PSDB) também participou da elaboração do documento e destacou algumas prioridades para a região Norte, que podem amenizar a atual crise e trazer novas perspectivas.
“Entre as prioridades está a conclusão da BR-163, a ligação da ferrovia Araguaia – Rondonópolis até o norte do Estado, passando por Cuiabá, e o término da rodovia MT-242 que ligará Sorriso ao município de Alô Brasil, passando pela ferrovia”, disse, por intermédio da assessoria.
Nardi também participou do encontro ‘renovar idéias: o futuro do agronegócio no Brasil’ e destacou que a situação do agronegócio é agravante e que “o Centro-Oeste poderá parar de plantar daqui a dois anos se não houver a conclusão da BR 163, a redução de 25 a 30 no óleo diesel ou a desvalorização cambial do Real. Qualquer uma dessas três alternativas elevaria o valor da soja para R$ 22 a R$ 25, sendo a salvação da lavoura”.
Sorriso está entre os municípios que já estão tendo reflexos a crise no agronegócio. Aumento no número de desemprego e diminuição nas vendas em alguns segmentos, atingiram diretamente a arrecadação municipal.
O presidenciável Geraldo Alckmin participou ontem, na Associação Mato-grossense dos Municípios, de um encontro com dezenas de prefeitos. Fez uma palestra aos prefeitos e participou das discussões sobre o desenvolvimento econômico dos municípios.