Desde a eleição do Referendo do Desarmamento, em outubro do ano passado até agora, Sinop ganhou cerca de 3.500 eleitores. De acordo com o chefe do cartório eleitoral, José Hamilton Pexe, o eleitorado subiu de 61.530 para aproximadamente 64 mil. O crescimento, segundo Pexe, está sendo menor que o registrado de uma eleição para outra.
“O que estamos observando é que está havendo crescimento, mas um tanto tímido. Mesmo assim, a expectativa é que o número de eleitores, até no prazo final de regularização, chegue a 65 mil”, afirmou. O movimento no cartório eleitoral está grande. Desde novembro, foram registrados 7.554 atendimentos envolvendo todos os municípios que pertencem a esta zona eleitoral. “No entanto, 75% da procura é de pessoas de Sinop”, salientou.
No mês de março, foram feitos 2.613 atendimentos, número que deve ser superado em abril. “Neste mês, até dia 18, já fizemos 1.669 atendimentos, dos quais 547 foram de novos títulos, 893 transferências e 211 de alteração de seção”, explica Pexe. Segundo ele, há uma grande rotatividade, com muitos eleitores fazendo a transferência de outros municípios para Sinop e também ocorre o inverso: pessoas que vão residir em outros municípios e fazem a transferência. “Com isso, Sinop está sempre ganhando e perdendo eleitores”, ressaltou.
O prazo para regularização eleitoral (emissão de novos títulos ou transferências) termina no dia 03 de maio. Pexe alerta que os eleitores não devem deixar para última hora, para não enfrentar filas e outros transtornos. “Nós estamos atendendo das 11:30 às 17:30h. Por enquanto, estamos dando conta. O Tribunal Regional Eleitoral ainda não divulgou se o horário será estendido ou haverá plantão antes do dia 03 de maio”, concluiu.