A comunidade estudantil de Sorriso está fazendo, nas últimas semanas, uma verdadeira campanha eleitoral. O objetivo dos alunos é angariar votos para a eleição da Câmara do Estudante, projeto que será implantado pelo poder legislativo. Alunos de aproximadamente 20 escolas das redes municipal, estadual e privada de Sorriso estarão participando da eleição, que acontece na próxima segunda-feira.
A eleição será em cada escola, que selecionará o aluno mais votado para a eleição final, no dia 03 de maio. Os nove alunos mais votados serão empossados neste mesmo dia. Os suplentes também serão escolhidos por sorteio.
De acordo com o regulamento, estudantes a partir da 5ª série estarão aptos a votar. O autor do projeto é o presidente da Câmara Municipal, Gerson Frâncio. “Nossa intenção é oportunizar aos estudantes maior participação da vida política e social, para que eles tenham conhecimentos sobre projetos, leis, indicações e possam promover a interação entre a Câmara Municipal e as escolas, compreendendo o papel do legislativo dentro do contexto social em que vivem”, disse ele.
O projeto ainda visa possibilitar aos estudantes espaços para despertar e desenvolver potenciais, sensibilizando-os para o compromisso e responsabilidade com o desenvolvimento da sociedade; favorecer atividades de discussão e reflexão sobre os problemas da cidade de Sorriso, que mais afetam a população, bem como, proporcionar situações em que os alunos, representando a figura dos vereadores, apresentem sugestões que visem solucionar tais problemas;
“Queremos despertar nos estudantes a consciência crítica e participativa, contrabalançando direitos e deveres dos cidadãos”, ressaltou Frâncio. Os estudantes eleitos como representantes das escolas, para a Câmara de Vereadores do Estudante, serão devidamente diplomados como vereadores ou suplentes de vereadores pela mesa diretora da Câmara Municipal.
A Câmara do Estudante será composta por uma mesa diretora, formada por 04 membros: presidente, vice-presidente, 1° secretário e 2° secretário.
Os vereadores estudantes farão duas sessões ordinárias por mês.