PUBLICIDADE

Bitar assume presidência do TRE na próxima 3ª

PUBLICIDADE

O vice-presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso e corregedor regional eleitoral, Antônio Bitar Filho, tomará posse, em sessão ordinária a ser realizada na próxima terça-feira, às 18h, do cargo de presidente do TRE. Bitar, que terá como principal meta neste ano a realização das eleições de 1º de outubro, completará o biênio do então presidente desembargador Paulo Inácio Dias Lessa, que ficou no cargo por 13 meses.

Na mesma solenidade, o desembargador José Silvério Gomes também tomará posse do cargo de vice-presidente e corregedor eleitoral. Silvério foi membro do TRE/MT no período de 1989/1990, corregedor regional de 1991/1992 e, também já ocupou o cargo de juiz eleitoral da 1ª ZE de Cuiabá.

Além da vice-presidência, o desembargador Antônio Bitar deixará também o cargo de Diretor da Escola Judiciária Eleitoral do TRE/MT, inaugurada em 30 de novembro de 2005, e que funciona nas dependências do Tribunal. A instalação da EJE, que foi marcada com a aula inaugural dos ex-ministros do Tribunal Superior Eleitoral, Costa Porto e Fernando Neves, foi uma das principais realizações da gestão do desembargador Bitar.

“Uma obra não se mede pela sua extensão física, mas pela sua finalidade”, destacou Bitar ponderando sobre o papel e a importância da EJE para o aperfeiçoamento profissional dos operadores do Direito Eleitoral no Estado. Nos dias 6,7 e 8 de abril, a Escola Judiciária deu início às suas atividades desse ano com o curso de Legislação Eleitoral, ministrado pelo especialista em Direito Eleitoral, Rodrigo Mazoni Cúrcio Ribeiro.

O desembargador Antônio Bitar Filho é bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Instituição Toledo de Ensino de Presidente Prudente – SP. Foi o primeiro juiz e logo após o primeiro desembargador formado por esta instituição. Atuou como advogado e professor em várias instiuições de nível superior do Estado de São Paulo, ministrando disciplinas nas áreas jurídicas e de organização social e política. No Estado do Paraná, Bitar exerceu a magistratura judicando nas Comarcas de Cornélio Procópio, Uraí, Nova Fátima, São Gerônimo da Serra, Congonhinhas, Bandeirantes, Capanema, Medianeira, Matelândia e Foz do Iguaçu. Em Mato Grosso exerceu a magistratura em Barra do Bugres, Rosário Oeste, Diamantino, Cáceres. Em 1980, por antiguidade, veio para a 1ª Vara Cível de Cuiabá e, em 14 de dezembro de 1993, foi promovido por antiguidade ao cargo de Desembargador do Tribunal de Justiça de Mato Grosso.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE