O diretor geral do Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (DNIT), Mauro Barbosa da Silva, anunciou a autorização do projeto executivo da duplicação entre Rondonópolis e Cuiabá e de Cuiabá até o Posto Gil com investimentos de até R$ 18 milhões. O diretor prevê que para a realização concreta da obra serão necessários R$ 800 milhões. Segundo ele, serão necessárias três fases para a conclusão da obra, “o primeiro passo esta sendo dado hoje com a elaboração do projeto. Em seguida será retirar a licença ambiental e o terceiro será realizar as licitações para execução das obras. Se nossos planos se confirmarem, poderemos estar iniciando a duplicação até Cuiabá em 36 meses”, prevê o diretor.
O DNIT ainda conta com a possibilidade de duplicação da rodovia até Nova Mutum, o que consumiria outros R$ 400 milhões. O trecho de 430 quilômetros entre Rondonópolis e Nova Mutum somente seria concluído em cinco anos, diz Mauro Barbosa. “É uma obra de grande porte. Tem que ser feita em etapas”. A prioridade agora será dada aos trechos mais críticos. Representando o Departamento de Infra-estrutura do Estado ((11ºUNIT), o engenheiro Laércio Coelho Pina informou que o trecho mais críticos está entre a serra de São Vicente e a ligação entre Jaciara e Juscimeira, onde o asfalto apresenta muitas imperfeições e buracos – local com grande fluxo de veículos. Pina calcula que pelo menos oito mil veículos trafegam pela BR-364 todos os dias. Desse total, cerca de 70% são veículos pesados. Nesse trecho, a Polícia Rodoviária Federal registrou, no ano passado, 1.127 acidentes, com 515 feridos e 77 mortos, informa a assessoria.
A audiência pública para debater a duplicação nestes dois trechos foi, no final de semana, em Rondonópolis e organizada pelo deputado J. Barreto (PL),