A Polícia Militar de Mato Grosso recebe, daqui a pouco, em Cuiabá, o helicóptero Águia 2 para reforçar o combate á criminalidade no estado. O modelo Esquilo AS350-B2 foi adquirido pelo Governo do Estado por meio de pregão, no valor de R$ 5.275 milhões, da empresa mineira Helibrás. Conforme o comandante do Grupamento de Radiopatrulha Aérea (Graer), tenente-coronel Mariano Matos Nascimento, dentro do edital de compra da aeronave foi prevista a capacitação pela empresa de pilotos e mecânicos do grupamento.
Dos cincos pilotos do Graer, um recebeu formação em vôo comercial e os outros capacitados em instrução de vôo e cursos de emergência.
O Águia Dois, prefixo PP-MMT possui modernos equipamentos de busca e salvamento, como guincho, maca, gancho, corta cabo, GPS move map, rádio policial e rádio aeronáutico e uma autonomia de vôo de três horas e vinte minutos.
Segundo o comandante, a aeronave é considerada, atualmente, a mais moderna para trabalhos militares. “Temos equipamentos bastante avançados, com a capacidade que necessitamos em nosso trabalho”,afirmou Matos, acrescentando que o outro helicóptero emprestado pelo Governo Federal deverá permanecer até agosto deste ano, conforme o previsto no convênio firmado com o Ministério da Defesa.
O Graer foi criado em 31 de julho de 1998 e tem atualmente um efetivo de 27 policiais militares.