O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso promove hoje reunião com dirigentes e técnicos de informática dos partidos políticos com objetivo de repassar instruções sobre o sistema de filiação partidária, tendo em vista as alterações realizadas pelo TSE na sistemática de entrega de lista de filiados. Pela legislação, em duas oportunidades, nos meses de abril e outubro, os partidos são obrigados a informar à Justiça Eleitoral a relação de seus filiados.
Segundo a coordenadora de Eleições da Secretaria de Informática do TRE, Rejane Werlang, a entrega da lista de filiados pelos Diretórios Municipais partidários aos Cartórios Eleitorais somente pode ser feita em meio magnético (disquetes) e o domínio do sistema de filiação é necessário. “Nossa intenção é fazer com que todos os partidos conheçam a sistemática”, disse. A reunião será feita com dirigentes estaduais, visando o efeito multiplicador.
A entrega das listas de filiados tem ser feita na segunda semana dos meses de abril e outubro de cada ano. Neste mês, entretanto, por decisão do TSE, levando-se em consideração o feriado da Semana Santa, o período para entrega foi fixado em 17 a 24 de abril. Mato Grosso conta com 25 dos atuais 27 partidos políticos registrados perante o TSE.