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Prefeita de Santarém reforça cobrança para pavimentar 163 do ‘Nortão ao porto’

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A prefeita de Santarém (PA), Maria do Carmo Martins, concorda com o planejamento do Governo Federal em fazer uma PPP-Parceria Público Privada- com as 5 maiores empreiteiras brasileiras e a União para fazer a pavimentação da BR-163, do Nortão de Mato Grosso até a cidade que ela administra, onde está o porto por onde a safra agrícola e madeira poderão ser escoados mais rapidamente e com economia aproximada de US$ 30/tonelada, além de fortalecer a economia das duas regiões. A prefeita acredita que a melhor forma de PPPs para concluir a pavimentação da rodovia é no sistema que prevê o pagamento da obra em 30 e até 40 anos. “Esta é a melhor forma. Defendo que estas empresas façam a pavimentação asfáltica e, depois, o governo pague para elas o valor investido”, defendeu a prefeita, em entrevista exclusiva, ao Só Notícias.

Maria do Carmo ponderou que a pavimentação da rodovia requer cuidados. “Queremos o desenvolvimento mas não a qualquer preço. A região paraense não pode ser prejudicada porque é a última grande reserva florestal do mundo e não podemos receber como prêmio ficarmos distantes do desenvolvimento”, afirmou. “Precisamos unir desenvolvimento com responsabilidade ambiental. Reconheço que é muito difícil conciliar estas duas questões, mas para Santarém é de grande importância que a 163 esteja pavimentada proporcionando acesso de mais produtos sendo escoados por nosso porto”, afirmou a prefeita.

A licença ambiental para pavimentar a BR-163, conforme Só Notícias já informou, foi emitida pelo Ibama. Ainda não saiu a licitação da obra, com valor superior a R$ 1 bilhão.
Dos mais de 800 quilômetros da BR-163, no trecho paraense, apenas cem quilômetros estão asfaltados, entre Santarém em direção ao município de Rurópolis. São 84 municípios do Pará e do Mato Grosso sob a influência do asfaltamento da rodovia Santarém-Cuiabá (BR-163). A região de Santarém é o maior pólo de produção agrícola do Oeste paraense. No ano passado, só o porto graneleiro da Cargil – multinacional de produção de alimentos – embarcou dois milhões de toneladas de soja em Santarém.

A pavimentação da rodovia vai fortalecer a economia do Nortão de Mato Grosso e proporcionar que a safra agrícola e madeira cheguem ao mercado externo mais competitivos trazendo maior renda para os produtores e empresários.

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