PUBLICIDADE

Projeto unificaria parques florestais no extremo Norte

PUBLICIDADE

Um projeto de lei, de autoria do Executivo estadual, pretende unificar as áreas dos parques estaduais Cristalino e Cristalino II, localizadas na região Norte de Mato Grosso. A medida, segundo o governo, visa garantir a proteção dos recursos hídricos e a viabilidade da movimentação das espécies da fauna nativa. O projeto, no entanto, será substido a uma discussão pública.

A mensagem em tramitação na Assembléia Legislativa foi lida no último dia 15 de março. As discussões serão feitas por meio de audiência pública. Porém, a data e o local ainda não foram definidos. “O fato busca preservar amostras significativas dos ecossistemas existentes e proporcionando oportunidades controladas para uso público, educação e pesquisa científica”, destacou o deputado Silval Barbosa (PMDB).

O Parque Estadual Cristalino foi criado pelo Decreto 1.471, em 2000. a criação obedece orientação do Ministério do Meio Ambiente. A medida estabelece ações prioritárias à conservação da área afetada. Na justificativa da proposta, o governo observa que a criação de parques, em qualquer esfera da federação, deve ser precedida, além de estudos técnicos, de consulta pública que permita identificar a localização, a dimensão e os limites mais adequados para a unidade.

Em 2001, foi criado o Cristalino II, por meio do Decreto Estadual 2.628, de 30 de maio de 2001, com área contígua a do Cristalino, delimitando mais 118.000 mil considerados indispensáveis à preservação ambiental.

Pelo projeto do Governo a unificação das áreas dos Parques Estaduais Cristalino e Cristalino II, abrangerá terras dos municípios de Alta Floresta e Novo Mundo, com área de 180.167 mil hectares. O Parque será gerenciado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente, que deverá tomar as medidas necessárias para sua efetiva implantação, monitoramento e gestão. O prazo, para a elaboração do plano de manejo do parque, é de cinco anos e fica a cargo da SEMA.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Novo município no Nortão enfrenta dificuldades no 1º ano

Boa Esperança do Norte, o município mais jovem de...

Prefeito de Peixoto de Azevedo amplia horário de funcionamento de órgãos municipais

O prefeito Nilmar Paulistinha (União), de Peixoto de Azevedo,...

Mais de 5,3 mil indígenas são beneficiados pelo programa SER Família em Mato Grosso

Famílias indígenas de diversas etnias de Mato Grosso estão...

Governo Federal atualiza valor de imposto para microempreendedores individuais

O valor do imposto de arrecadação do Simples Nacional...
PUBLICIDADE