O governador Blairo Maggi empossou, na manhã de hoje (31), os novos secretários da Casa Civil, Antonio Kato, e de Esportes e Lazer, Láercio Arruda. Os dois são sinopenses e assumem os cargos de Luiz Antonio Pagot, e Baiano Filho, respectivamente. “Estamos muito contentes com essas nomeações, pois Blairo Maggi é o único governador na história política de Mato Grosso que nomeia dois sinopenses para assumir cargos tão importantes como estes”, ressaltou o presidente da Câmara, José Pedro Serafini (Pedrinho/sem partido), referindo-se a Baiano Filho que também é de Sinop e estava na coordenação da secretaria desde 2005.
Antonio Kato começou sua carreira política em Sinop e foi suplente de senador. O médico veio para o município no início da colonização e, juntamente com outros dois médicos, fundou o primeiro hospital da cidade. Também foi um dos fundadores da Unimed Norte de Mato Grosso (cooperativa médica) no qual era presidente desde 1994. No mesmo dia em que assume a Secretaria da Casa Civil deixa o comando da cooperativa. No lugar dele assume a médica Flávia Lúcia Pittar Gonçalves.
Antonio Pagot deixou o cargo para coordenar a campanha de reeleição de Blairo Maggi. Já Baiano Filho, por enquanto, não decidiu se participa do pleito eleitoral ou também irá trabalhar na campanha do governador.
Além de Baiano, Kato e Laércio, o empresário sinopense Argeu Ortiz Kerber também assumiu uma das secretarias estaduais, a de Agricultura, durante o governo de Edson de Freitas, vice-governador de Carlos Bezerra, entre os meses de março de 1998 a 1991. Pasta que também ocupou durante o primeiro mandato do ex-prefeito de Sinop, Adenir Alves Barbosa (1989 a 1992).