O Cartório da 22ª Zona Eleitoral de Sinop vem registrando nos últimos meses um crescimento acelerado no número de atendimento prestado pela unidade. De novembro de 2005 a fevereiro de 2006, mais 3 mil pessoas procuraram o Cartório para regularizarem sua situação perante a Justiça Eleitoral. De acordo com o chefe de cartório José Hamilton Pexe, a média de atendimento prestado normalmente pela unidade que ficava em torno de 50 pessoas/dia passou para 80 a 100 pessoas/dia.
Até o dia 31 de janeiro de 2005, o Cartório realizou 1.916 atendimentos. Todavia, somente no mês de fevereiro, até o dia 22, 1.169 atendimentos foram registrados. Hamilton avalia o crescimento como um fator altamente positivo, resultante de um trabalho de parceria entre o Cartório e a imprensa local. “Após a divulgação o crescimento aumentou significativamente”, disse.
Hamilton Pexe explicou ainda que devido ao fechamento do cadastro nacional de eleitores no dia 03 de maio eles procuraram intensificar a divulgação de forma antecipada para evitar o grande volume de atendimento no último dia. “Possuímos uma clientela estimada em 6 mil eleitores a serem atendidos até o fechamento do cadastro” disse.
Segundo Hamilton, o trabalho envolveu a participação da Juíza Eleitoral da 22ª ZE, Gabriela Carina Knaul de Albuquerque e Silva, que somente no mês de fevereiro percorreu cinco emissoras de televisão, em programas ao vivo, além de jornais impressos e on-line, e emissoras de rádio. “Nas entrevistas a magistrada explicou sobre a importância do eleitor regularizar a sua situação perante a Justiça Eleitoral, a importância do voto para o fortalecimento do exercício da cidadania, e os documentos necessários para a regularização”, informou Hamilton.