Os proprietários de terrenos baldios estão sendo notificados para providenciar a limpeza dos lotes. De acordo com a Secretaria Municipal de Infra-estrutura, Sinop tem atualmente cerca de 4 mil terrenos baldios na área central e nos 84 bairros da cidade.
Segundo o secretário Gláucio Leitão, a prefeitura não tem responsabilidade de manter esses terrenos limpos, já que são de propriedade privada. Mas esses lotes acabam incomodando muitos moradores já que, neste período do ano, tornam-se locais propícios para a proliferação do mosquito da dengue.
Com a falta de limpeza pelos proprietários, o mato cresce e acaba acumulando lixos, como latas, garrafas, sacolas, locais próprios para a reprodução do mosquito, além da falta de segurança.
Equipes da secretaria também iniciaram um trabalho de limpeza nas ruas e avenidas, que deve ser realizado em toda a cidade. O objetivo, segundo o secretário, é manter a cidade limpa e organizada, fazendo a coleta de lixo, mantendo as ruas transitáveis, entre outros.
Só Notícias apurou que só em 2005 foram abertos 12 novos bairros em Sinop.