Uma comitiva formada pelos vereadores Mauro Garcia (PPS), Tião da São Camilo (PMDB), Chicão do Varejão (PFL) e Jorge Muller (PSDB) estão participando, agora à tarde, de um encontro com o governador do Pará, Simão Jatene (PSDB). Eles devem discutir a conclusão da BR-163 até o porto de Santarém (PA) e a construção de pontes ao longo do trecho. O encontro é na capital Belém, devido ao fato que o Estado vizinho tem a maior extensão a ser asfaltada, cerca de 900 quilômetros. A comitiva pretende sensibilizar o governo quanto a importância da conclusão da rodovia para o desenvolvimento dos dois Estados, Mato Grosso e Pará.
De acordo com o presidente da Câmara, José Pedro Serafini (Pedrinho/sem partido), os vereadores irão pedir a Simão que mobilize junto às lideranças partidárias do Pará a conclusão da BR. Para Pedrinho falta iniciativa do Estado vizinho em buscar recursos para o término do asfaltamento da rodovia. “É lamentável o comportamento de políticos do Pará que não se envolvem nos trabalhos para concluir essa estrada que irá fomentar a economia dos dois Estados, irá proporcionar um incremento na geração de recursos e empregos no porto de Santarém”, desabafou Pedrinho. “O que pretendemos é que as lideranças do Pará se mexam e viabilizem recursos junto ao governo Federal para terminar essa obra que é de grande importância tanto para Mato Grosso quanto o Pará”, completou.
O asfaltamento da rodovia é uma luta de lideranças e empresários, de ambos Estados, que já dura mais de três anos. De acordo com levantamentos feitos pelo Comitê Pró Asfaltamento, o escoamento da produção da região pelo porto de Santarém reduzirá consideravelmente os custos, como o frete, por exemplo, uma média de US$ 30, por tonelada. Hoje, toda a produção é escoada pelos portos da região Sul do país como Santos (SP), Paranaguá (PR) e outros. São mais de dois mil quilômetros até o destino final.
O governo Federal quer construir a rodovia em parceria com a iniciativa privada e para isso desenvolveu o projeto sobre o sistema de Parceria Público Privada (PPP), que trata sobre parcerias para pavimentação de estradas. No início do ano, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Renováveis (IBAMA) autorizou a Licença Ambiental (LA) da obra, um dos principais entraves para execução do asfaltamento. O governo estava preocupado com o impacto ambiental da obra. Para isso, fez uma série de audiências em Mato Grosso e no Pará para buscar sugestões e criar um projeto sem maiores conseqüências para o meio ambiente.