PUBLICIDADE

44ª Zona Eleitoral em Guarantã do Norte será instalada daqui a pouco

PUBLICIDADE

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso, desembargador Paulo Inácio Dias Lessa, instala hoje, em solenidade programada para 16h, na cidade de Guarantã do Norte, a sede 44ª Zona Eleitoral. A nova jurisdição faz parte do processo de remanejamento de Zonas Eleitorais iniciado em 2004, quando o Tribunal aprovou projeto de reestruturação visando interiorizar a Justiça Eleitoral. Denominado “Justiça Eleitoral mais próxima do cidadão”, o projeto previa a remoção de 12 Juizos Eleitorais, além da mudança de uma sede na mesma jurisdição.

A terceira etapa, em andamento, começou na terça-feira, com a instalação de uma Zona Eleitoral em Brasnorte. Na quinta-feira (23/03), será instalada em Ribeirão Cascalheira a sede da 53ª Zona Eleitoral. Na próxima semana, a etapa será concluída com a criação das jurisdições eleitorais sediadas em Aripuanã, Cotriguaçu e Nova Monte Verde.

A Zona Eleitoral de Guarantã do Norte terá jurisdição também sobre o município de Novo Mundo. Contará com um eleitorado de cerca de 22 mil eleitores. Os dois municípios pertenciam à jurisdição da 33ª Zona Eleitoral, com sede em Peixoto de Azevedo. A 44ª Zona era uma das quatro jurisdições eleitorais do município de Várzea Grande, que agora será divivido em três regiões.

A Justiça Eleitoral conta em Mato Grosso com 60 jurisdições. Elas são criadas a partir de critérios como no mínimo de 50 mil eleitores, distância razoável da sede da antiga Zona Eleitoral etc. Por isso, o TSE rejeitou pedido do TRE de Mato Grosso de criar novas Zonas Eleitorais. O remanejamento, por consequência, foi decidido com o enxugamento da estrutura existente em cidades como Cuiabá, que tinha 11 Zonas e ficou com seis Juizos Eleitorais. Também foram removidas Zonas existentes em cidades mais antigas e que ficaram próximas de outras que também eram sedes de serventias eleitorais.

A solenidade de instalação da 44ª Zona Eleitoral de Guarantã do Norte contará com a presença do vice-presidente e corregedor do TRE/MT, desembargador Antonio Bitar Filho, do juiz membro do Tribunal Eleitoral Antonio Horário,do diretor geral Mauro Sérgio Rodrigues Diogo e do secretário de Informática, Ronaldo Nadaf. Além da instalação será dado posse ao juiz André Luciano Costa Gahiva.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Projeto do voto impresso nas eleições avança na Câmara; 4 deputados de MT favoráveis

A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara aprovou...

Ministro anuncia R$ 140 milhões para a agricultura familiar em Mato Grosso

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, fará...

Senador mato-grossense propõe semana para incentivar educação cidadã

O senador Jayme Campos (União-MT) apresentou um projeto de...

Juíza nega pedido e mantém diplomação do prefeito eleito de Sorriso

A juíza Emanuelle Navarro Mano negou, esta tarde, pedido...
PUBLICIDADE