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Alckmin defende conclusão da BR-163 do Nortão ao Pará

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A disposição demonstrada pelo governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, para vencer a disputa pela indicação da cabeça de chapa do PSDB nessas eleições presidenciais será uma das marcas que ele pretende imprimir na campanha que fará por todo o País.

Depois que se desincompatibilizar do cargo, no final deste mês, para se dedicar com exclusividade à disputa pelo Palácio do Planalto, Alckmin pretende conhecer in loco uma das regiões mais problemáticas do País, a cortada pela BR-163, que liga Cuiabá, no Mato Grosso, ao porto de Santarém, no oeste do Pará. Ano passado, o governador paulista esteve em Sinop, participando de encontro regional do PSDB, e foi informado pelo prefeito Nilson Leitão da extrema importância para a região Norte de ser concluída a pavimentação da rodovia, viabilizando o escomento da soja, madeira -por exemplo- com frete menor ( US$ 30/tonelada) e maior rapidez.

“Vou percorrer de carro a rodovia Cuiabá-Santarém, parando nos municípios e conhecendo de perto os problemas da região”, informou ele, em entrevista concedida à Agência Estado.

Na sua avaliação, o Brasil tem pressa, “muita pressa mesmo para voltar a crescer”. E o governador acredita que para atingir essa meta, é preciso muito trabalho, vontade política para implantar as reformas necessárias e credibilidade para atrair o setor privado em áreas estratégicas, como a de infra-estrutura. “O Brasil é um mar de obras paradas”, critica.

É por essa razão que a escolha da BR-163 não foi à toa. A rodovia, inaugurada na década de 70, no regime militar, deveria se tornar um dos maiores corredores de exportação do País, mas a realidade é bem diferente.

O presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) em campanha, no primeiro mandato, prometeu pavimentar a rodovia e não cumpriu. O governo Lula também tentou, mas, até agora, só está no processo burocrático e as obras não começaram.

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