PUBLICIDADE

Câmara inicia sessão para votar processo contra Pedro Henry

PUBLICIDADE

A Câmara dos Deputados iniciou, há pouco, a sessão deliberativa destinada à votação do processo contra o deputado Pedro Henry (PP-MT). Ele foi acusado pelo ex-deputado Roberto Jefferson de ser um dos responsáveis pela distribuição do chamado “mensalão” entre deputados do PP. As comissões parlamentares mistas de inquérito (CPMIs) dos Correios e da Compra de Votos recomendaram à Câmara a abertura de processo de cassação de Henry por quebra de decoro.

Por 9 votos a 5, o Conselho de Ética rejeitou o parecer do deputado Orlando Fantazzini (Psol-SP), que recomendava a cassação de Pedro Henry por quebra de decoro. Com a rejeição, o conselho aprovou, pelo mesmo placar, relatório do deputado Carlos Sampaio (PSDB-SP) recomendando a absolvição de Henry. Com isso, o plenário da Câmara vai votar o parecer vencedor no Conselho de Ética, que é pela absolvição do ex-líder do PP.

Para que Pedro Henry seja absolvido e o processo contra ele, arquivado, os deputados deverão votar favoravelmente à recomendação do conselho. No entanto, se 257 deputados votarem contra o parecer, Pedro Henry será cassado e perderá parte dos direitos políticos.

O deputado Benedito de Lyra (PP-AL) foi designado e já fez a leitura do relatório do conselho, em substituição a Carlos Sampaio, que terá de relatar, na noite de hoje, o processo que recomenda a cassação do mandato de Pedro Corrêa (PP-PE).

Pedro Henry encerrou, há pouco, sua defesa. Em seguida, os deputados que quiserem discutir o processo poderão fazê-lo, para, então, dar início à votação do processo, que é secreta e feita em cédulas de papel.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Novo município no Nortão enfrenta dificuldades no 1º ano

Boa Esperança do Norte, o município mais jovem de...

Prefeito de Peixoto de Azevedo amplia horário de funcionamento de órgãos municipais

O prefeito Nilmar Paulistinha (União), de Peixoto de Azevedo,...

Mais de 5,3 mil indígenas são beneficiados pelo programa SER Família em Mato Grosso

Famílias indígenas de diversas etnias de Mato Grosso estão...

Governo Federal atualiza valor de imposto para microempreendedores individuais

O valor do imposto de arrecadação do Simples Nacional...
PUBLICIDADE