PUBLICIDADE

Câmara de Sinop tem pauta extensa hoje e bispo usará tribuna livre

PUBLICIDADE

Na sessão de hoje os vereadores irão analisar e votar uma pauta extensa. Em discussão estarão: três projetos de lei, uma proposta de emenda à Lei Orgânica, um veto, sete pareceres, dois requerimentos e 14 indicações. Oito projetos de lei serão encaminhados às comissões. A sessão acontece a partir das 20 horas, no plenário.

Um dos projetos de lei, de autoria da mesa diretora, trata sobre o recesso parlamentar e dá nova redação ao Regimento Interno da Câmara. De acordo com o projeto os trabalhos legislativos em Sinop serão suspensos 23 de dezembro a 31 de janeiro e de 18 a 31 de julho. As datas seguem a determinação federal.

Outro projeto é o que passa de estrada municipal para avenida, a estrada Glória. O projeto é de autoria do vereador Juarez Costa (PMDB), primeiro secretário e dá a avenida o nome de Bruno Martini, um dos pioneiros de Sinop.

Os vereadores também irão votar o projeto do vice-presidente, Gilson de Oliveira (PP), que denomina a escola municipal Jardim Violetas para Professor Jurandir Liberino de Mesquita, o Jura. O vereador também apresentou três indicações, entre elas a que pede a criação do programa “Festival de Férias” que deve ser desenvolvido durante as férias escolares.

Um dos requerimentos é do presidente da Câmara, José Pedro Serafini (Pedrinho/sem partido), que pede explicações ao Poder Executivo sobre a exploração agrícola, feita por alguns produtores, nas áreas do aeroporto municipal. Pedrinho também apresentou duas indicações. Uma delas pede a agilização da reposição de lâmpadas no sistema de iluminação pública de Sinop.

Já o vereador Mauro Garcia (PPS), segundo secretário, está pedindo, por requerimento, ao poder Executivo informações sobre a concessão de Certidões de Viabilidade de Construção de Postos de Serviços e Abastecimento de Combustível, protocolados desde 1983. Mauro Garcia também apresentou a indicação que pede a implantação de redutores de velocidade na rua São Cristóvão.

O vereador Tião da São Camilo apresentou três indicações, duas delas em parceria com José Serafini. Uma trata sobre a necessidade de viabilizar a inclusão de Sinop no programa Federal de Serviço de Atendimento Móvel de Emergência (SAMU 192), que trata sobre a entrega de ambulâncias aos municípios. O pedido é direcionado ao deputado federal Ricarte de Freitas (PTB). Outra indicação é a que pede a criação da “Semana do Mutirão de Limpeza”.

O rebaixamento de calçadas nas eqüinas de ruas em Sinop foi uma das indicações apresentadas pelo vereador Chicão do Varejão (PFL). O objetivo é facilitar o acesso de pessoas que usam cadeiras de rodas. Hoje em Sinop poucas são as ruas que tem as esquinas rebaixadas. O vereador também está pedindo para que a Polícia Militar faça rondas nas escolas do município.

A vereadora Sinéia Abreu (PSDB), está solicitando ao diretor de Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), Hidelbrando França, para que encaminhe à Câmara um projeto de lei que crie e regulamente a Tarifa Social de Água. O objetivo é criar uma tarifa mínima para famílias de baixa renda.

O vereador Porção (PDT) está pedindo ao secretário de Infra-estrutura, Gláucio Leitão, a construção de uma passarela na avenida Itaúbas, em frente ao Sindicato dos Trabalhadores da Indústria, Construção Civil e do Mobiliário (SITICOM).

Os vereadores também estão solicitando ao secretário de Agricultura, Alexandre Picin, que busque incentivos e linhas de crédito junto aos governos federal e estadual para beneficiar pequenos produtores de hortifrutigranjeiros de Sinop.

Na sessão o bispo diocesano Dom Gentil De Lázari, fará uso da tribuna. A convite dos vereadores, o bispo irá falar sobre a Campanha da Fraternidade deste ano.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sinop: obra do hospital municipal está 89% executada, diz empresa

A empresa de engenharia responsável pela construção confirmou, ao...

Projeto do voto impresso nas eleições avança na Câmara; 4 deputados de MT favoráveis

A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara aprovou...

Ministro anuncia R$ 140 milhões para a agricultura familiar em Mato Grosso

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, fará...

Senador mato-grossense propõe semana para incentivar educação cidadã

O senador Jayme Campos (União-MT) apresentou um projeto de...
PUBLICIDADE