O secretário de Desenvolvimento Rural, Clóves Vettorato, apresenta nesta sexta-feira, a partir das 9 horas, na Escola Municipal Juscelino Kubitschek, em Paranaíta, o Programa de Desenvolvimento Regional – o MT Regional – para prefeitos de 16 municípios da região. O programa tem como finalidade unificar todas as ações e secretarias de Estado para fortalecer as cadeias produtivas e os arranjos produtivos locais, a fim de promover o desenvolvimento econômico e a inclusão social em todos os municípios.
Em reunião com os gestores públicos, Vettorato e o presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), José Aparecido dos Santos, vão sugerir a criação do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico e Sócioambiental do Portal da Amazônia. Pela sugestão, a iniciativa para formatar o novo consórcio deve partir dos prefeitos.
O objetivo dos consórcios, coordenados pelo engenheiro agrônomo Neurilan Fraga, da Seder, é fomentar a economia nas regiões para promover o desenvolvimento econômico e social dos municípios de forma sustentável, diminuindo as desigualdades regionais, a mortalidade infantil e a taxa de analfabetismo.
Participarão do encontro, os prefeitos de Paranaíta, Pedro de Alcântara (PPS), Apiácas, Silda Kochemborger (PTB), Nova Bandeirante, Valdir Barranco(PT), Nova Monte Verde, Nelson Lehrbach (PFL), Alta Floresta, Maria Izaura Alfonso (PDT), Carlinda, Orodovaldo de Miranda (PV), Novo Mundo, Nelson Baumgratz (PPS), Nova Guarita, Antônio José Zanatta (PT), Nova Canaã do Norte, Antônio Luiz de Castro (PFL), Colíder, Celso Banazeski (PTB), Nova Santa Helena, Roque Carrara (PTB), Terra Nova do Norte, Manoel de Freitas (PPS), Matupá, Valter Miotto Ferreira (PFL), Guarantã do Norte, José Humberto Macedo (PFL), e Marcelândia, Adalberto Navair Diamante (PPS).
No sábado (04), Vettorato e o secretário-adjunto da Secretaria de Meio Ambiente (Sema), Luis Henrique Daldegan, apresentam, a partir das 9 horas, no Centro de Apoio ao Turista, em Aripuanã (1.002 km a Noroeste de Cuiabá), o MT Regional e a proposta de criação do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico e Sócioambiental do Vale do Juruena para prefeitos de seis Municípios: Aripuanã (Ednilson Luiz Faitta -PP) Juruena (Bernardinho Crozetta – PPS), Juína (Hilton Campos – PP), Cotriguaçu (Damião Carlos de Lima – PPS), Colniza (Sérgio Bastos dos Santos – PMDB), e Castanheira (Genes Oliveira Rios-PPS).
Já foram implantados pelo Governo e a AMM três consórcios, beneficiando 40 municípios: o da Baixada Cuiabana (13), Alto Rio Paraguai (12) e da região Sul do Estado (15). Foi sugerida por Vettorato, mês passado, em Barra do Garças, a criação do consórcio do Vale do Araguaia, abrangendo, inicialmente, 16 municípios. Lá, as principais cadeias produtivas que podem ser desenvolvidas são: pecuária leiteira, ovinocultura, heveicultura (seringueira), avicultura e indústria têxtil.