A sabedoria milenar constatou que dar aos outros também é um presente para si mesmo, auxiliar ao próximo garante a cada um que o faz, uma riqueza de sentimentos bons, indescritíveis. Trabalhar o social de um município é a melhor forma de garantir a alegria de toda gente. Os programas desenvolvidos pela Prefeitura de Sinop, através da Secretaria de Assistência Social são inúmeros:
Casamento comunitário, PETI – programa de erradicação do trabalho infantil, Barriga Cheia, Habitação, SINE – sistema nacional de emprego, Centro de Referência Haydde Ribeiro e Clube dos Idosos.
Porém a necessidade de amparar e prestar auxílio foi além, o desejo de fazer o bem em parceria com uma grande força de vontade fez surgir o Projeto “Prefeitura Parceira” que desde o ano de 2001, já trouxe muita satisfação para as entidades que compõem a rede assistencial do município.
Hoje entidades como APAE, Lar dos Vicentinos, ASBE, Associação dos Aposentados, Centro de acolhimento Menino Jesus, CAOPA, Associação dos Deficientes Físicos e IEMAC/Núcleo Infantil Dona Sula, contam com o apoio incondicional da prefeitura de Sinop, para o fortalecimento das atividades e o bom funcionamento.
Ontem, o prefeito Nilson Leitão, o vice-prefeito Aparecido Pedroso Granja, secretária de Assistência Social Trabalho e Habitação, Renata Pauli Leitão, e representantes das entidades estiveram reunidos para a assinatura dos convênios do programa “Prefeitura Parceira”.
O prefeito Nilson ressaltou a importância de melhorar a qualidade de vida daqueles que realmente necessitam.”Prestar auxílio seja para o idoso que vive no Lar dos Vicentinos ou para a criança abandonada, acolhida no orfanato é um compromisso nosso” relatou Nilson.
Foram destinados para essas 8 entidades mais de R$ 310 mil que auxiliam na compra de mantimentos, medicamentos e pagamento de funcionários.”Esse convênio com a Prefeitura é o que nos dá ânimo e força para continuar lutando pelas crianças, já que todas as despesas imediatas do orfanato são pagas com esse recurso” afirmou Dorival Júnior Braz Pres, do Centro de Acolhimento Menino Jesus.
O prefeito, durante seu discurso enalteceu o trabalho voluntário e elogiou o esforço daqueles que se dedicam ás entidades.”A prefeitura só vem valorizar o trabalho de vocês, porque a dedicação e o carinho de cada membro das entidades aqui presentes é o que faz a diferença”, afirmou Nilson.
A Secretária de Assistência Social, Renata Pauli Leitão, declarou que os programas sociais do município são modelo para outros estados.”Aqui nós fazemos com que o cidadão seja o sujeito do seu sustento” afirmou a secretária.
Renata finalizou dizendo que ”o ‘Programa Prefeitura Parceira’ é um trabalho de sucesso que tem como objetivo a inclusão social”.
Os representantes das entidades assinaram não só o convênio que garante tantos benefícios, mas assinaram também o documento que dá a certeza de que algo pode e está sendo feito pelos que precisam de auxílio.