O município de Nova Mutum já tem mais de 12.500 eleitores. A informação é do Cartório Eleitoral local, que tem registrado um crescente número de transferência de títulos eleitorais desde o início deste ano. A explicação para isso, segundo José Colling, coordenador do Cartório, está na necessidade que as pessoas estão encontrando de manter os documentos em dia, principalmente aquelas que estão procurando emprego.
O coordenador destacou que o fato de Nova Mutum receber todos os dias pessoas de outras regiões do Brasil, faz com que o movimento no Cartório sempre seja grande. “Tanto para emprego na iniciativa privada, como em órgãos públicos ou mesmo para receber benefícios do Governo Federal é necessário estar com a situação eleitoral dia, então as pessoas se obrigam a regularizar a situação”, explicou.
Para providenciar a transferência de domicílio eleitoral é necessário um comprovante de residência, cópia da carteira de identidade e o título eleitoral. “Para quem mora de aluguel é necessário retirar no Cartório Eleitoral um formulário padrão”, disse. O cartório eleitoral de Nova Mutum está localizado junto ao Centro Social e Cultural e o horário de atendimento é das 12 às 18h.
José Colling também informou que dia 20 de março é o prazo máximo para os partidos políticos atualizarem as suas diretorias junto a Justiça Eleitoral. A mesma data vale para as pessoas que possuem dupla filiação partidária regularizarem a situação. A lista de dupla filiação encontra-se a disposição no Cartório Eleitoral. Informações podem ser obtidas pelo fone 3308-1595.