Participar de uma Câmara Mirim aumenta o senso crítico do aluno. Pelo menos é o que dizem os professores. Segundo os orientadores, os trabalhos desenvolvidos pelo parlamento mirim desenvolvem no aluno a percepção de que é necessário estar atento aos interesses da população. Isso acaba gerando muita discussão. “Dentro da escola o vereador mirim promove debates no qual se discute sobre aquilo que é preciso fazer, tanto para escola quanto para a cidade, e isso torna-os críticos”, disse Salete Tonial, coordenadora da escola estadual Nossa Senhora de Lourdes.
Conforme ela, esses debates fazem com que os outros alunos, mesmo não fazendo parte diretamente da Câmara Mirim – como vereador -, despertem quanto à importância da discussão e da crítica quanto aos trabalhos desenvolvidos pelo legislativo. “Eles (alunos) passam a perceber a necessidade em refletir sobre o que está sendo feito. Despertam sobre a importância, enquanto cidadão, em estar expondo suas opiniões e críticas”, assinalou.
Esta é a segunda vez que a escola participa da Câmara Mirim. No ano passado, devido à perda de prazo, a instituição acabou ficando de fora. Prejuízo para os alunos. “Sabemos da importância desse processo e, por isso estamos aqui e vamos participar”, garantiu.
A mesma opinião de Salete tem a professora Alzira dos Santos Bernegozzi, da escola municipal Violetas. Ela disse que o aluno-vereador acaba sendo um multiplicador de informações. “É importante que o aluno se envolva em assuntos de legislação”, observou. “Ele (aluno) tem que saber como funciona o legislativo e o seu papel. O vereador mirim leva essas informações para escola que se tornam aprendizado para os outros”, observou.
A Câmara Mirim é um projeto criado pela vereadora Cleuza Navarini (PDT), em 2003, e já teve duas legislaturas. No ano passado, algumas mudanças no Regimento interno foram feitas e o tempo de mandato caiu de quatro para apenas um ano. Com isso, este ano tomará posse o terceiro parlamento legislativo mirim. Outras mudanças são o limite de participação de alunos por escola, apenas um, e a escolha de titulares e suplentes feita por sorteio.
O processo do início dos trabalhos está em andamento e agora as escolas irão indicar o aluno participante. O prazo vai até dia 24 deste mês, quando acontece também o sorteio dos vereadores titulares e suplentes. Todas as 25 escolas existentes no município (redes municipal, estadual e particular), foram convidadas e 20 confirmaram participação.
O próximo passo, depois da escolha, será a posse dos vereadores, marcada para dia 8 de março, às 14 horas, no plenário. No dia 22, acontece a primeira sessão no qual os vereadores irão votar o calendário legislativo de 2006.