A primeira sessão ordinária de 2006 da Câmara de Sinop durou pouco mais de duas horas e meia. Os vereadores aprovaram dois Projetos de Resolução e um requerimento.
Um dos projetos aprovados, de autoria da mesa diretora, autoriza o Poder Legislativo contratar, temporariamente – até que seja realizado concurso público – quatro servidores (dois contínuos e dois vigias). O Requerimento solicitava a inclusão do projeto na ordem do dia para ser votado sem a necessidade de encaminhamento as comissões. A autorização foi aprovada em primeira e única votação.
Outro projeto aprovado é o que fixa o calendário Legislativo de 2006. Durante todo ano deverão ser realizadas 40 sessões ordinárias, uma média de quatro por mês. Mas a quantidade poderá ser maior, caso o Projeto de Lei que reduz o recesso parlamentar de final de ano e acaba com de julho, seja aprovado pelos vereadores. O projeto foi encaminhado a Comissão de Justiça e Redação. A proposta prevê um aumento de 46 dias de trabalho legislativo.
Além do projeto para reduzir o recesso parlamentar, outros cinco Projetos de Lei e um veto foram encaminhados as comissões competentes para serem analisados. Entre os projetos estão: o que cria o Conselho Municipal de Desporto e Lazer; o que institui a premiação para Carnaval Popular 2006, ambos do Poder Executivo; o que converte a estrada municipal Glória em Avenida, denominando-a “Avenida Bruno Martini”, um dos pioneiros de Sinop e pai do ex-presidente da Câmara, Dalton Martini, dos vereadores Juarez Costa, Pedrinho e Gilson de Oliveira (PP), vice-presidente; e o que dá nome de “Professor Jurandir Liberino de Mesquita, o Jura” à escola municipal Jardim Violetas, do vereador Gilson de Oliveira.
A partir de agora as sessões voltam a ser realizadas as segundas-feiras, às 20 horas, conforme o que determina o Regimento Interno da Câmara. A próxima sessão será segunda, dia 20.