As principais lideranças do PMDB participaram da reunião em Rondonópolis, que debateu as alternativas do partido para a disputa eleitoral em 2006. A tônica da reunião foi a possibilidade de candidatura própria tanto para a disputa da presidência da república, como para a sucessão do atual governador Blairo Maggi.
A proposta de candidatura própria na esfera estadual partiu de um grupo grande de militantes que participou do encontro. O presidente do diretório municipal de Rondonópolis, Zé Carlos do Pátio, explicou que a proposta é válida. “O PMDB tem nomes e condições de ter também um projeto alternativo para disputar as eleições e o partido está preparado para isso”, afirmou o parlamentar.
O presidente da Assembléia Legislativa, Silval Barbosa, que também esteve presente na reunião ouviu as propostas dos militantes de Rondonópolis e manteve uma posição partidária. “Se o partido partir para um projeto próprio vamos apóia-lo sim, somos partidários e estaremos juntos” , afirmou Silval.
Ele também reconheceu a importância deste tipo de debate junto aos militantes. “Este sim, é um verdadeiro ato de democracia, de se ouvir os militantes, ouvir a opinião de cada um. Aqui no PMDB se ouve os militantes e as lideranças”.
A reunião contou com a participação ainda do presidente do diretório regional do partido, Carlos Bezerra. Ele também ouviu as manifestações em prol de uma candidatura própria ao governo do estado. “O partido está pronto para participar de processo eleitoral em 2006 e vamos definir os nossos caminhos com a militância”, disse o presidente regional do PMDB. Bezerra explicou durante a reunião sobre o processo na esfera nacional e as prévias. “Na semana que vem vamos à Brasília para a reunião da executiva nacional onde vamos preparar as prévias do dia 19, de lá (das prévias) vai sair o nosso candidato a presidência”, resumiu.
Além dos dirigentes partidários, o prefeito de Poxoréu, Antônio Rodrigues, a prefeita de Dom Aquino, Maria José Borges e os vereadores de Rondonópolis Adonias Fernandes, Lourisvaldo Fulô de Oliveira e Mariúva Valentin Chaves participaram da reunião.
No encontro também houve debates sobre a administração municipal. O deputado Zé Carlos do Pátio acredita que a carga de impostos e tributos sobre a população cresceu. “ O problema de tudo isso é que o trabalhador da nossa cidade não tem toda essa capacidade contributiva, e isso tem que ser pesado”. Zé do Pátio lembrou ainda esta dando a sua parcela de contribuição com governo municipal. “Eu destinei a maior parte das minhas emendas para Rondonópolis, estou conseguindo financiamentos para feirantes e mototaxistas. Lembro que sou adversário do prefeito, mas não da cidade”.
Os dirigentes do partido aproveitaram a reunião para homenagear alguns militantes mais antigos do partido que estavam presentes no encontro. “Quero aqui lembrar dos fundadores do PMDB de Rondonópolis que contribuem e contribuíram com o partido para que ele virasse o que é hoje”, lembrou o Zé Carlos do Pátio.