Assumiu oficialmente nesta segunda-feira a secretária interina da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia, Ilma Grisoste Barbosa, que comandará a pasta em lugar de Flávia Maria de Barros Nogueira. Conforme o Diário Oficial, de 3 de fevereiro, que circulou nesta segunda-feira, Flávia assume a função de diretora técnico e Científico da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat).
A nova secretária da Ciência e Tecnologia ocupará interinamente a pasta por tempo indeterminado até que o governador Blairo Maggi faça a escolha definitiva do nome que assumirá o cargo.
Enquanto isso as ações da Secitec que tem como suas autarquias a Fapemat (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso), a Unemat (Universidade de Mato Grosso) e o Ceprotec (Centro Estadual de Educação Profissional e Tecnológica) continuarão em franca atividade e dentro da sua normalidade conforme as metas estabelecidas para 2006 no Plano Estadual de Ciência e Tecnologia.
“O fato de vir exatamente de uma superintendência da Secitec facilitará meu trabalho em função de já ter a familiaridade com o cotidiano de atividades, equipe e compromissos existentes na pasta, diz Ilma”.
Em reunião nesta segunda (06.02) com o governador, em recomendação especial, Blairo disse à nova secretária, que tudo que estiver ao alcance seja feito para beneficiar a população e levar adiante as ações previstas em 2006 pela Secitec.
Em decorrência de atuar por tempo indeterminado como secretária interina, o cargo que Ilma vinha ocupando como Superintendente de Gestão e Educação Superior por sua vez também não estará tendo outra nomeação.
“Neste novo cargo minha postura será de pensar e criar novas possibilidades para o desenvolvimento social e econômico nas diferentes regiões do estado de MT”, diz Ilma Grisoste Barbosa.
Afastamento por motivos particulares
Ilma respondeu como interina da Secitec no período de férias de janeiro (de 02 a 31/01) da então secretária Flávia Nogueira, período que foi fundamental para que o seu nome permanecesse como o mais indicado neste início de 2006 após o pedido de afastamento anunciado por Flávia Nogueira, que pediu para sair da condução da Secretaria por motivos meramente particulares.
Apesar do afastamento, Flávia Nogueira (que não tem nenhuma filiação partidária) deixou claro que continuará a trabalhar para o governo Blairo Maggi em novo posto numa das autarquias da própria Secitec.
“Não vou deixar o Governo, apenas optei por novo posto, que é o de diretora-científica da Fapemat, que também se ajusta ao meu perfil de trabalho e formação que é o de pesquisadora”, disse.