PUBLICIDADE

Governo lança sistema inédito para conter o desmatamento em Mato Grosso

PUBLICIDADE

O Governo de Mato Grosso lança oficialmente nesta sexta-feira o Sistema Compartilhado de Fiscalização Ambiental, que permitirá o mais completo controle sobre o desmatamento e as queimadas no estado. Trata-se de um sistema de monitoramento via satélite, inédito no Brasil, que servirá como uma das mais importantes ferramentas de trabalho a serem usadas pela secretaria de Meio Ambiente (Sema) para conter o avanço do desmatamento em Mato Grosso.

Por meio do monitoramento via satélite, através do Sistema de Detecção em Tempo Real (DETER), o Governo poderá não só visualizar os crimes ambientais no momento que eles acontecem, como também responsabilizar os autores de desmate ilegal e queimadas sem autorização. Usando a base digital georreferenciada das propriedades rurais do sistema de licenciamento ambiental da Sema, é possível distinguir com precisão, e em tempo real, o que é desmatamento ilegal e o que é autorizado pelo órgão ambiental.

Mesmo que haja autorização, se o desmate for além do permitido, o sistema acusa automaticamente. É neste momento que a fiscalização é acionada para responsabilizar os infratores. A medida reduz os custos com a fiscalização, aumentando a eficiência e garantindo melhores resultados nos trabalhos de campo. Os focos de calor também são identificados pelos satélites.

Além de eficiente, o sistema permite maior transparência no processo de fiscalização, pois as imagens fornecidas pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), serão compartilhadas entre a secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), Ibama e Policia Ambiental. Também haverá acompanhamento dos Ministérios Públicos, Estadual e Federal.

No caso do Ministério Público, o órgão fiscalizador terá à sua disposição um raio X do estado em tempo real e poderá acompanhar também as ações de fiscalização feitas pela Sema. “Nossa intenção, além de frear o desmatamento no estado, é garantir transparência em nossa ações”, afirma o secretário de Meio Ambiente, Marcos Machado.

Mato Grosso que já havia implantado com exclusividade o Sistema de Licenciamento Ambiental de Propriedade Rural – SLAPR – lança mais um sistema inédito no pais que segundo Marcos Machado “é mais uma ação concreta e eficaz em prol do meio ambiente efetivada pelo governador Blairo Maggi”.

A solenidade de lançamento do Sistema Compartilhado de Fiscalização Ambiental será realizada nesta sexta-feira, às 10 horas no Salão Nobre do Palácio Paiaguás. Estarão presentes, além do governador Blairo Maggi e o secretário de Meio Ambiente, Marcos Machado, representantes do Ibama, Ministério do Meio Ambiente, Ministério Público Estadual e Federal e outras autoridades ligadas ao meio ambiente.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Novo município no Nortão enfrenta dificuldades no 1º ano

Boa Esperança do Norte, o município mais jovem de...

Prefeito de Peixoto de Azevedo amplia horário de funcionamento de órgãos municipais

O prefeito Nilmar Paulistinha (União), de Peixoto de Azevedo,...

Mais de 5,3 mil indígenas são beneficiados pelo programa SER Família em Mato Grosso

Famílias indígenas de diversas etnias de Mato Grosso estão...

Governo Federal atualiza valor de imposto para microempreendedores individuais

O valor do imposto de arrecadação do Simples Nacional...
PUBLICIDADE