O Consórcio Intermunicipal de Saúde do Alto tapajós vai conhecer, nos próximos dias, seu novo presidente. Atualmente o prefeito de Carlinda, médico Orodovaldo Antonio de Miranda ocupa o cargo. O anúncio da nova eleição foi feito no sábado, durante encontro de cinco dos seis municípios que compõem o consórcio. A data não foi agendada. Dependerá da audiência conjunta que os prefeitos dos seis municípios terão com o governador Blairo Maggi nos próximos dias. Ficou acertado que no retorno da capital eles se reunirão em Alta Floresta para definir a escolha.
O consórcio formado por Alta Floresta, Carlinda, Apiacás, Nova Bandeirantes, Paranaíta e Nova Monte Verde, é responsável pelo atendimento de pacientes dos seis municípios em Alta Floresta, no Hospital Municipal Albert Sabin. A unidade hospitalar precisa de ampliação para garantir o atendimento à clientela. Um levantamento está sendo feito pela Secretaria de Saúde de Alta Floresta para ser entregue ao secretário de estado de Saúde, Augustinho Moro. “Mostrando a ele, provando que o HM precisa ser ampliado pra atender essa região e inclusive o consórcio”, declarou a prefeita de Alta Floresta, Maria Izaura.
Entre as reivindicações a serem apresentadas a Moro estão pedidos para envio de ambulâncias, equipamentos para uso clínico, além melhorias na estrutura física.
Segundo a prefeita de Alta Floresta, mesmo com dificuldades, o consórcio funcionou bem em 2005.