PUBLICIDADE

PGR é contra Blairo indicar próximo desembargador

PUBLICIDADE

A Procuradoria-Geral da República (PGR) devolveu ontem para a presidência do Supremo Tribunal Federal (STF), que se encontra em recesso até o dia 1º de fevereiro, parecer contrário a solicitação do governo Blairo Maggi (PR) que deseja, alegando risco social, suspender os efeitos da liminar concedida pelo desembargador Mariano Alonso Ribeiro Travassos. O magistrado proibiu o presidente do Tribunal de Justiça, Paulo Lessa, de oficializar a escolha do nome do juiz de entrância especial que será alçado a condição de desembargador de Justiça do Órgão Especial na vaga antes ocupada pelo desembargador aposentado, Ernani Vieira de Souza que completou no dia 10 de novembro, 70 anos, e portanto acabou aposentado compulsoriamente.

Motivados por um grupo de juízes de entrância especial, foi apresentado um mandado de Segurança número 39.421/2007 que pedia a suspensão do processo de escolha enquanto não ficasse definido e claro as regras que se processaria a escolha do nome do sucessor por merecimento na vaga de Ernani. Segundo as regras já aprovadas do Órgão Especial só podem concorrer a vaga a primeira quinta-parte dos juízes em entrância especial, o que resumiria a lista a 21 nomes de um total de 107 juízes de entrância especial.

O mandado de segurança foi impetrado para corrigir essa imperfeição, ou seja, que a disputa seja pelo nome mais votado entre os 107 possíveis candidatos. Como não há unanimidade entre os desembargadores quanto a regra a ser utilizada, o problema se tornou um impasse, que o presidente do Tribunal de Justiça, Paulo Lessa, achou por bem acionar a Procuradoria Geral do Estado para que se socorresse ao Supremo Tribunal Federal, mais precisamente a presidente, Ellen Gracie para encontrar uma solução pacífica para a celeuma que leva intranquilidade ao Judiciário Estadual.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Novo município no Nortão enfrenta dificuldades no 1º ano

Boa Esperança do Norte, o município mais jovem de...

Prefeito de Peixoto de Azevedo amplia horário de funcionamento de órgãos municipais

O prefeito Nilmar Paulistinha (União), de Peixoto de Azevedo,...

Mais de 5,3 mil indígenas são beneficiados pelo programa SER Família em Mato Grosso

Famílias indígenas de diversas etnias de Mato Grosso estão...

Governo Federal atualiza valor de imposto para microempreendedores individuais

O valor do imposto de arrecadação do Simples Nacional...
PUBLICIDADE