PUBLICIDADE

Senado prorroga mecanismo que flexibiliza gastos do governo

PUBLICIDADE

Por 65 votos favoráveis e 6 contrários, o Plenário do Senado aprovou hoje (19), em segundo turno, a prorrogação da Desvinculação das Receitas da União (DRU) até 2011. A proposta de emenda à Constituição (PEC) que estendeu a DRU por mais quatro anos vai agora ser promulgada pelas Mesas Diretoras do Senado e da Câmara e passará a valer a partir de 1º de janeiro.

O número de votos favoráveis foi maior que no primeiro turno, quando 60 senadores votaram a favor do dispositivo e 18 votaram contra. Parte desses votos adicionais vieram da oposição, que no final da tarde de hoje (19) fechou acordo com o governo para aprovar a DRU após uma reunião entre o líder do Governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), e os líderes do PSDB, senador Arthur Virgílio (AM), e do Democratas, José Agripino (RN).

Pelo acordo, a oposição ajuda a aprovar a DRU em troca da aprovação da Emenda 29, que destina mais recursos à saúde, em fevereiro, juntamente com o início das discussões da reforma tributária. O governo comprometeu-se ainda a não aumentar impostos nem editar medidas provisórias com pacotes tributários.

A prorrogação da DRU fazia parte da mesma PEC que propunha a extensão da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF) até o final de 2011. Na semana passada, durante a votação da PEC em primeiro turno, o governo fatiou o texto e separou a votação da DRU, que foi aprovada, e da CPMF, que foi rejeitada.

A DRU é um dispositivo que permite ao governo utilizar até 20% do orçamento da forma que desejar. O livre remanejamento desses recursos ajuda o governo a formar o superávit primário – economia de recursos para o pagamento das dívidas públicas sem levar em conta os juros.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Novo município no Nortão enfrenta dificuldades no 1º ano

Boa Esperança do Norte, o município mais jovem de...

Prefeito de Peixoto de Azevedo amplia horário de funcionamento de órgãos municipais

O prefeito Nilmar Paulistinha (União), de Peixoto de Azevedo,...

Mais de 5,3 mil indígenas são beneficiados pelo programa SER Família em Mato Grosso

Famílias indígenas de diversas etnias de Mato Grosso estão...

Governo Federal atualiza valor de imposto para microempreendedores individuais

O valor do imposto de arrecadação do Simples Nacional...
PUBLICIDADE