Para evitar o cancelamento de aproximadamente 100 mil títulos eleitorais, o pleno do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso decidiu estender o prazo para a conclusão dos trabalhos de revisão do eleitorado, que acontece em 42 municípios do Estado, entre eles Paranaíta, Carlinda, Matupá, Peixoto de Azevedo, Itanhangá e Ipiranga.O prazo terminaria hoje mas foi prorrogado até o dia 15.
Levantamentos da Corregedoria Regional Eleitoral apontam que, até o dia 1º de dezembro, somente 102 mil eleitores – num universo de aproximadamente 230 mil – regularizam a situação eleitoral. Para o presidente do TRE, desembargador José Silvério, “é importante garantir a lisura do pleito do ano que vem, evitando que pessoas que não tenham vínculo com o município exerçam seu voto naquela localidade. Mas não podemos cancelar mais de 100 mil títulos sem antes dar uma chance para aqueles que não puderam comparecer aos postos de revisão ou ao cartório”, comentou Silvério.
O procedimento de revisão foi determinado pelo Tribunal Superior Eleitoral e visa identificar possíveis irregularidades no cadastro eleitoral dos municípios que possuem número de eleitores superior a 80% da população. A revisão vai abranger mais de 1.100 municípios em todo o país, totalizando mais de 6 milhões de eleitores que deverão comparecer aos cartórios e postos eleitorais para comprovar o domicílio eleitoral e, conseqüentemente, o vínculo com o município onde possui o título eleitoral.