O ministro das Cidades, Marcio Fortes, poderá vir, este mês, a Sinop, assinar o contrato de financiamento de R$ 39 milhões do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) com a Prefeitura de Sinop para construir rede de esgoto em 40% da cidade. Fortes, que está em Cuiabá, conversou hoje de manhã com o prefeito Nilson Leitão, por telefone, e com o vice-presidente da Assembléia, Dilveu Dal Bosco.
“O ministro disse que cobrará do presidente do BNDES o mais urgente possível a definição do contrato. Espero que, no máximo em 15 dias, toda a parte burocrática esteja resolvida e possamos assinar o contrato”, afirmou o prefeito, ao Só Notícias.
Nilson e Dilceu convidaram Marcio Fortes para vir a Sinop assinar o contrato e dar início às obras. Ele aceitou o convite. Com a decisão do Tribunal de Justiça, que cassou duas liminares impedindo a prefeitura de obter o financiamento junto ao banco, não há mais impedimentos legais para ser formalizada a operação, já aprovada pelo Tesouro Nacional, Senado e a Câmara Municipal de Sinop.
O convênio era para ter sido assinado no primeiro semestre mas acabou atrasando devido as investigações da Polícia Federal e a Justiça Federal nas licitações públicas vencidas pela empreiteira Gautama, que estava no consórcio para fazer a rede de esgoto em Sinop. A Gautama não participará mais desta obra em Sinop.
O governo federal já inseriu a rede de esgoto no PAC – Programa de Aceleração do Crescimento- e, com a contrapartida da prefeitura, os investimentos chegarão a R$ 52 milhões.