Os prefeitos da região participarão de audiência com o diretor geral do DNIT, Luiz Antônio Pagot, no próximo dia 28, em Brasília. De Sorriso, deve participar o prefeito Dilceu Rossato, que está retornando de uma viagem à Europa. O prefeito de Lucas do Rio Verde, Marino Franz, debaterá a construção da travessia urbana na BR-163. As obras estão paradas há cerca de um mês, por determinação do Tribunal de Contas da União (TCU), que apontou irregularidades no processo licitatório. Ontem, saiu a liberação em Diário Oficial.
O projeto inclui a canalização das águas pluviais até o rio Verde, no percurso de cerca de 1.800 metros, para resolver o problema de alagamentos na lateral da BR-163, no período chuvoso. A travessia terá o mesmo modelo do viaduto de Sinop. O prefeito vai reforçar a cobrança para que seja agilizado o asfaltamento da BR-163, até Santarém.
Outro assunto a ser debatido, de acordo com o Chefe de Gabinete, Carlos Girotto, será a implantação da ferrovia. Um estudo da Universidade Federal de Santa Catarina demonstrou a viabilidade da construção de um ramal da ferrovia Norte-Sul para atender Mato Grosso. Um ponto entre Sorriso e Lucas, seria a alternativa mais viável. O ramal, de 900 km, deve ligar o município de Lucas do Rio Verde ao porto de Itaqui (MA), um dos que possuem maior capacidade no mundo, com calado de 23 metros, maior ainda que o porto de Roterdã, na Holanda.