O prefeito de Feliz Natal (130 km de Sinop), Manuel Messias Sales (DEM) se licenciou do cargo hoje, por 20 dias. Em seu lugar assume o vice, Valderei Pescinelli.
Manuel vai se dedicar ao processo de mobilização do município frente à crise madeireira. “Feliz Natal busca uma saída para a crise da madeira, que passa pela exploração sustentável dos recursos florestais, como também pela implantação de novas alternativas econômicas”, afirmou.
Messias tem reuniões nos Ministérios da Agricultura e Meio Ambiente, na Secretaria de Estado de Desenvolvimento Rural (Seder) e organiza os preparativos para uma audiência pública da Assembléia Legislativa, no municípios, para discutir essas questões.
O prefeito também vai cobrar um posicionamento das autoridades estaduais quanto à portaria 112, da Sema, que obriga os proprietários rurais de Feliz Natal a retificarem a reserva legal de suas áreas de 50% para 80%, até o dia 5 de dezembro. Para os produtores isso é uma afronta à Constituição Federal e a um direito adquirido, e inviabiliza a economia das propriedades.
Já o vice-prefeito Valderei Pescinelli, além de dar continuidade às atividades normais da administração, pretende dar atenção especial às estradas do município, principalmente por causa da época de chuvas.
No último dia 17, data em que o município comemorou 12 anos de emancipação político-administrativa, a prefeitura lançou a campanha “Feliz Natal 12 Anos, Pronta para a Retomada”. A meta é criar um processo de mobilização da população local e também da classe política mato-grossense em busca das alternativas para superar a crise econômica local provocada pela Operação Curupira.