A câmara realizou hoje, a 33ª sessão ordinária, devido ao feriado prolongado, e aprovou em primeira votação o projeto de lei do Legislativo 120/07, que institui a “cartilha municipal do ciclista” e torna obrigatória sua distribuição aos adquirentes e usuários de bicicletas do município. De acordo com a lei, será editada pelo Executivo, contendo as principais disposições, normas de circulação, infrações, penalidades, direção defensiva, primeiros socorros e anexos do Código de Trânsito Brasileiro.
Segundo o vereador Éderson Dalmolin – Xuxu (PDT), as revendedoras e oficinas de conserto de bicicletas ficam obrigadas a fornecer, no ato da comercialização ou conserto, um exemplar desta cartilha a cada cliente. “Esta é uma das ações que visam ajudar a regularizar e melhorar o trânsito de Sorriso. O poder Executivo poderá firmar parcerias com a iniciativa pública ou privada para a execução desta lei”, explica Xuxu.
Os vereadores votaram também moção de aplauso ao tenente coronel Nerci Adriano Denardi e ao 8º Comando de Área de Polícia Militar de Sorriso pela brilhante atuação frente ao comando da polícia militar na operação de prisão dos assaltantes de uma cooperativa e a uma loja de eletrodomésticos do município de Vera, no dia 24 de outubro. De acordo com o presidente Gerson Frâncio (PSB), a operação foi desencadeada com pleno sucesso, resultando na prisão dos assaltantes, mostrando eficiência e compromisso com a segurança da sociedade. “Mesmo com todas as deficiências que sabemos que a Polícia Militar de Sorriso tem, foi possível verificarmos uma excelente atuação neste caso, que acabou tendo repercussão nacional”, diz.
Foi aprovado ainda o requerimento dos vereadores Ari Lafin (PMDB) e Santinho Salerno (PP), pedindo empenho dos deputados que representam o município para realização de operação tapa buracos e sinalização na BR-163 no trecho entre Lucas do Rio Verde e Sinop. De acordo com os parlamentares, quem trafega pela rodovia neste trecho depara-se com uma infinidade de buracos que causam transtornos, além do perigo à noite e em períodos chuvosos. “Podemos evitar acidentes mais graves com um simples gesto de tapar buraco e sinalizar, evitando colocar em risco muitas vidas” argumenta Santinho.