PUBLICIDADE

Sinop cobrará resposta do IBGE sobre censo

PUBLICIDADE

A prefeitura deve cobrar, ainda esta semana, uma resposta do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística sobre o pedido de revisão na contagem populacional. O órgão já informou que não deve fazer recontagem e já enviou ao Tribunal de Contas da União (TCU) os números oficiais de habitantes, que definem os repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

Na lista, Sinop aparece com 105.762 habitantes, mas a projeção é que possua mais de 120 mil. O secretário de Governo, Helder Umburanas, destacou que novas medidas devem ser adotadas pelo município para rever esse número. “Dependemos da resposta oficial do IBGE para saber qual justificativas deu aos nossos questionamentos”, explicou, ao Só Notícias.

A prefeitura apresentou o números de eleitores, alunos matriculados nas três redes de ensino e faculdades, consumidores de energia, pessoas atendidas pelo saneamento básico (água tratada), entre outros, que apontam cerca de 120 mil habitantes, podendo alterar o índice do FPM, aumentando repasses para investir em educação, saúde, habitação, entre outros.

Os municípios com até 10.188 habitantes têm coeficiente de participação no FPM de 0,6, o menor entre todos. Aqueles com mais de 156 mil moradores têm o maior coeficiente: 4,0.

Em todo o Estado, 19 municípios não concordaram com os números apresentados pelo órgão. Mas, segundo o coordenador estadual Deovaldo Benedito de Souza, o instituto fez “todo o trabalho e comparações, para confirmar a consistência das informações” e, muitas informações apresentadas pelos municípios não justificariam alterações.

Além de Sinop, Sorriso e Lucas do Rio Verde recorreram e podem entrar com ação judicial para alterar os números.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE