PUBLICIDADE

Estado ameaça multar empresas que não derem nota fiscal eletrônica

PUBLICIDADE

A partir de 1º de abril de 2008, os contribuintes dos segmentos de combustíveis e distribuidores de cigarros que não substituírem as notas fiscais em papel pelas notas fiscais eletrônicas nas suas transações comerciais pagarão multa e terão suas mercadorias apreendidas, além de recolherem o Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) devido. Isso porque, a partir desta data, as notas fiscais em papel emitidas por esses setores serão consideradas inidôneas, ou seja, não terão mais validade.

O alerta é da Secretaria de Fazenda de Mato Grosso (Sefaz) que finaliza os últimos ajustes do sistema de gestão da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e). A previsão é disponibilizar, a partir de 1º de dezembro deste ano, o portal de produção da NF-e aos contribuintes do Estado.

O assessor de Relações Federativas Fiscais da Sefaz, Múcio Ferreira Ribas, observa que é recomendável não deixar para emitir o documento eletrônico muito perto do dia 1º de abril do próximo ano ou somente a partir desta data. Segundo ele, é pertinente que as empresas comecem a utilizar o documento em caráter experimental para que sejam feitas adequações necessárias em seus sistemas operacionais, sem correr o risco de terem prejuízo em seu faturamento por conta de falhas estruturais na emissão da NF-e.

A implantação do sistema eletrônico de emissão de notas fiscais atingirá inicialmente os segmentos de combustíveis e distribuidores de cigarros (Protocolo ICMS 30, de julho de 2007) de todo o país.

O coordenador técnico do Encontro Nacional dos Coordenadores e Administradores Tributários Estaduais (Encat) e do Projeto de NF-e, Álvaro Antônio Bahia, destaca que, para o segmento de cigarros, a obrigatoriedade inicial não se estenderá à venda em veículos com destinatário desconhecido e a estabelecimentos atacadistas que comercializam produtos diversos não vinculados à indústria de cigarros. Os segmentos de combustíveis e distribuidores de cigarros somam 200 empresas em Mato Grosso.

A secretaria está divulgando dessas informações (obrigatoriedade para os referidos segmentos) há ao menos nove meses.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Novo município no Nortão enfrenta dificuldades no 1º ano

Boa Esperança do Norte, o município mais jovem de...

Prefeito de Peixoto de Azevedo amplia horário de funcionamento de órgãos municipais

O prefeito Nilmar Paulistinha (União), de Peixoto de Azevedo,...

Mais de 5,3 mil indígenas são beneficiados pelo programa SER Família em Mato Grosso

Famílias indígenas de diversas etnias de Mato Grosso estão...

Governo Federal atualiza valor de imposto para microempreendedores individuais

O valor do imposto de arrecadação do Simples Nacional...
PUBLICIDADE