A Justiça do Mato Grosso bloqueou nesta quarta-feira os bens do ex-governador Rogério Salles (PSDB) como garantia para pagamento de uma dívida com o Estado de R$ 8,8 milhões.
A decisão é do juiz da Quarta Vara Especializada da Fazenda Pública de Cuiabá, Paulo Márcio Soares, e inclui o empresário José Carlos de Oliveira e Fausto de Souza Faria, ex-secretário de Estado de Fazenda. Os três respondem a ação civil pública por ato de improbidade administrativa.
Segundo a ação, a dívida se refere à venda de ações da Rede Cemat (Centrais Elétricas do Mato Grosso), que pertencia ao poder público. A transação ocorreu em 12 de novembro de 2002 e foi autorizada pelo então governador Rogério Salles e pelo secretário de Fazenda.
A operação foi comparada a uma a doação. Porém, a Auditoria-Geral do Estado verificou que na mesma data saíram dos cofres dos Estado R$1.519.787 para crédito do empresário.
Na decisão, o juiz considerou indiscutível o envolvimento do ex-governador, destacando que as transferências só poderiam acontecer com a assinatura do chefe do Poder Executivo estadual