O Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Social Alto Teles Pires – Cidesa- esteve visitando as cidades que integram o projeto: Vera, Nova Mutum, Lucas do Rio Verde, Feliz Natal, Cláudia, Nova Ubiratã, Sorriso e outros para levantar as demandas municipais. De acordo com o secretário-executivo, Paulo Roberto Ferreira, o relatório será apresentado em assembléia, dia 29, em Sorriso. Uma das principais reivindicações das comunidades de assentamentos e pequenos produtores rurais é pela implantação de resfriadores para desenvolverem a bacia leiteira. Na ocasião, será criada a camara setorial dos secretários de Agricultura e Meio Ambiente.
Segundo Paulo Roberto, o modelo ambiental desenvolvido em Lucas do Rio Verde (com recuperação de matas ciliares nas fazendas do município e reflorestamentod e áreas onde houve desmates além do permitido, com certificação destas áreas) será detalhado. “A idéia é implantar o projeto de Lucas em todos os municipios integrantes do consórcio. Iremos discutir as questões ambientais em bloco a partir da formação desta camara”, afirmou.
Ele ressaltou ainda que os municípios querem mostrar que são cumpridores das leis ambientais e ainda buscar apoio dos governos estadual e federal visando zerar os passivos de APPs (Área de Reservas Permanentes) e reservas. “Vamos em bloco, buscar soluções que passam por levantamentos de áreas degradadas, passivos de reservas, entre outros.
Neste encontro, no Sindicato Rural, o prefeito de Sorriso e presidente do consórcio, Dilceu Rossato, apresentará também o relatório de sua viagem à Europa, onde ficou conhecendo modelos de associativismos.