PUBLICIDADE

Sindicatos criticam Maggi por falta de investimentos no sistema prisional

PUBLICIDADE

A Comissão de Segurança Pública e Comunitária da Assembléia Legislativa discutiu hoje, em audiência pública, a atual situação do Sistema Prisional de Mato Grosso. Para o presidente da comissão, deputado Walter Rabello (PP), o sistema é inoperante e falta investimentos do Governo do Estado tanto em infra-estrutura quanto na qualificação dos agentes prisionais.

Outro ponto destacado pelo parlamentar foi à mudança do projeto de lei complementar 308, do Governo Federal, que cria as polícias penitenciárias federal e estadual, em tramitação no Congresso Nacional que “é lento quando se trata da mudança do Código Penal Brasileiro. É preciso que o agente prisional seja tratado de forma isonômica e tenha um salário digno e condições estruturais para trabalhar. É dessa forma que o sistema será eficaz, menos corruptível e mais funcional”, destacou.

Segundo o presidente do Sindicato dos Delegados de Mato Grosso, Dirceu Vicente Lino, o governo estadual precisa participar com mais efetividade nas discussões que envolvem a segurança pública. “O sistema prisional em Mato Grosso está caótico. Nada tem funcionado bem nesse setor. Defendo a isonomia salarial dos agentes estaduais. Não é possível um agente federal ganhar mais de R$ 3 mil e um agente estadual ganhar menos de mil”, defendeu Dirceu Lino.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Investigadores e Agentes Prisionais, Cledison Gonçalves da Silva, faltam investimentos tanto na capacitação técnica dos agentes prisionais, como na remuneração mais justa à categoria. “O sistema prisional avança a passos de tartaruga. O governo de Mato Grosso precisa ser mais ousado. Enquanto outros Estados investem em segurança pública, aqui o governo está inerte. Mas para reverte esse quadro, é preciso fazer parcerias com a sociedade, somente dessa forma as discussões vão avançar”, concluiu.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Novo município no Nortão enfrenta dificuldades no 1º ano

Boa Esperança do Norte, o município mais jovem de...

Prefeito de Peixoto de Azevedo amplia horário de funcionamento de órgãos municipais

O prefeito Nilmar Paulistinha (União), de Peixoto de Azevedo,...

Mais de 5,3 mil indígenas são beneficiados pelo programa SER Família em Mato Grosso

Famílias indígenas de diversas etnias de Mato Grosso estão...

Governo Federal atualiza valor de imposto para microempreendedores individuais

O valor do imposto de arrecadação do Simples Nacional...
PUBLICIDADE