Contrariando o famoso ditado popular que diz que o brasileiro deixa tudo pra última hora, alguns cartórios eleitorais do Estado têm obtido saldo positivo no atendimento aos cidadãos que precisam regularizar o título. Em São Pedro da Cipa, com pouco mais de 3 mil eleitores, só nos três primeiros dias da revisão já foram realizados mais de 530 atendimentos, correspondendo a quase 17% de todo eleitorado a ser revisado.
Cidades como Guiratinga e Tesouro, pertencentes à 2ª zona eleitoral, registraram mais de 400 atendimentos diários, fato este que surpreendeu os servidores do cartório eleitoral, salientou Melissa Alves dos Santos, analista judiciário do cartório de Guiratinga.
Na 33ª zona eleitoral, que concentra o maior número de eleitores a ser revisado (por volta de 30 mil), a procura está aumentando gradativamente, mesmo na cidade de Peixoto de Azevedo, que possui regiões de difícil acesso como o Distrito de União do Norte, distante 80 km e com aproximadamente 4,5 mil eleitores. De acordo com Stella Brandão Cançado, chefe de Cartório da 33ª ZE, foram instalados 15 postos revisionais distribuídos nas cidades de Peixoto e também em Matupá, onde se tem registrado grande movimento no atendimento aos eleitores.
Na cidade de Juruena (48ª zona eleitoral), além dos postos fixos instalados na prefeitura do município e na escola rural Durval Bunetti, foi montada uma equipe para atendimento volante que, a cada final de semana, percorre diversas localidades rurais.
Segundo Arlindo Silva, Técnico Judiciário da 12ª zona eleitoral de Campo Verde, que jurisdiciona a revisão no município de Dom Aquino, a divulgação da revisão do eleitorado está trazendo melhoria no atendimento ao eleitor, pois “o cidadão ao procurar o cartório eleitoral para realizar outros procedimentos, tais como emissão de 2ª via ou transferência de título eleitoral, agora o faz com os documentos e comprovante de residência em ordem”.
A revisão de eleitorado é uma espécie de recadastramento de eleitores e está ocorrendo em 42 municípios do estado de Mato Grosso. O prazo para os eleitores regularizarem o título eleitoral teve início no dia 5 de novembro e se encerra no dia 5 de dezembro. O eleitor deve procurar o cartório eleitoral de sua cidade ou postos revisionais e levar um documento de identificação e o comprovante de domicílio.